Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CadÚnico: mais de 30 mil famílias precisam regularizar dados

Mais de 30 mil famílias brasileiras devem regularizar os dados presentes no CadÚnico para evitar a exclusão dos programas sociais. Entenda!

A secretaria municipal de Assistência Social (SAS) de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, revelou que cerca de 31 mil famílias precisam regularizar o Cadastro Único (CadÚnico). Logo, a ação serve para evitar o risco de exclusão de programas sociais do Governo Federal.

Atualmente, a cidade conta com 199.446 unidades familiares presentes no cadastro, sendo que 59.416 delas são beneficiárias do Bolsa Família. Para saber mais, continue a leitura!

Famílias devem atualizar o CadÚnico

Imagem de celular mostrando tela inicial do aplicativo CadÚnico.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

A iniciativa de regularização faz parte de uma ação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que realiza a averiguação cadastral e a revisão cadastral. Essas ações têm como foco as famílias cuja última atualização do cadastro ocorreu há mais de 2 anos.

De acordo com Viviane Brandão, gerente do programa, os dados inseridos no CadÚnico estão passando por verificações periódicas. Por isso, as famílias distribuem-se em grupos com procedimentos operacionais específicos e um cronograma de repercussões nos benefícios sociais.

Tais benefícios incluem o Programa Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada. A gerente expressou que o objetivo da ação é de garantir que os programas beneficiem quem realmente necessita.

Como saber se preciso atualizar o CadÚnico?

As famílias incluídas na Ação de Qualificação Cadastral de 2024 foram notificadas através de mensagens no aplicativo do CadÚnico (Android, iOS). Os beneficiários do Bolsa Família também receberam mensagens nos aplicativos do programa (Android, iOS) e no Caixa Tem (Android, iOS).

Ademais, as famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica podem receber a notificação por meio de mensagens na fatura da conta de energia elétrica. Ao receberem a informação, os responsáveis devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência. Outra opção é ir até a Central do Cadastro Único, localizado na Rua dos Barbosas, bairro Amambaí.

Veja também:

Modo Carnaval: aumente a segurança da sua conta Nubank!

Por fim, para realizar a atualização, é necessário levar um documento de identificação com foto, CPF ou título de eleitor, comprovante de residência e documentos de todas as pessoas que moram no mesmo domicílio.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com