Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CAIXA anuncia antecipação do FGTS; veja mais detalhes

A Caixa, responsável pelo FGTS, permite que o trabalhador faça o saque do FGTS de forma antecipada. Confira o passo a passo!

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador que atua com carteira assinada. Dessa forma, mensalmente, o empregador deposita em uma conta em nome do empregado na Caixa Econômica Federal, o valor correspondente a 8% de seu salário bruto. No entanto, essa quantia só pode ser resgatada em situações previstas por lei.

Assim, entre as situações que permitem que o trabalhador possa sacar o valor do FGTS é o saque-aniversário, que possibilita o resgate de uma quantia pré-determinada anualmente, no mês de seu aniversário. Contudo, para ter acesso ao saque-aniversário é preciso que o trabalhador faça a adesão à essa modalidade. Veja mais detalhes!

Antecipação do FGTS

No entanto, embora o saque-aniversário seja uma boa para garantir uma grana extra no mês de seu aniversário, pode acontecer imprevistos na vida do trabalhador, fazendo com que ele precise do dinheiro de forma antecipada. Dessa forma, a Caixa, responsável pelo FGTS, permite que o trabalhador faça por meio do saque-aniversário de forma antecipada.

Veja também:

Natal no Mercado Livre: desconto de 60% é liberado para os clientes

A antecipação do saque-aniversário do FGTS também é conhecida por Empréstimo com Garantia do FGTS. Assim, para contratar a antecipação, antes é preciso aderir ao saque-aniversário  por meio do aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS) ou pelo site fgts.caixa.gov.br.

Bolso de uma calça jeans com notas de 50, 100 e 200 reais, além de um celular cuja tela mostra o logotipo da Caixa Econômica Federal.
Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com

Autorização para o banco consultar o FGTS

Por fim, vale ressaltar que para a contratação da antecipação do FGTS, todos os bancos solicitam que seja autorizada a consulta ao fundo. Confira o passo a passo:

  • Acessar o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS);
  • Clicar em “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”;
  • Clicar em “Empréstimo Saque-Aniversário”;
  • Aceitar os termos;
  • Clicar em continuar;
  • Clicar em “Instituições Financeiras”;
  • Selecionar o banco da sua preferência e confirmar.

Ademais, clique aqui e confira os 5 melhores bancos digitais para antecipar o saque-aniversário do FGTS.

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com