Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa está pagando abono natalino pelo WhatsApp?

Informações sobre a Caixa pagar um abono natalino por meio do WhatsApp passaram a circular nas redes. Entenda!

Infelizmente, nem tudo que circula pela web é verdadeiro, e é aí que entram os famosos boatos. Desta vez, o alvo foi um suposto Abono Natalino oferecido pela Caixa Econômica Federal. Essa história começou a ganhar força recentemente, com a promessa de recompensas em dinheiro para quem compartilhasse um certo link no WhatsApp.

As indicações sugeriam que a instituição financeira estaria recompensando com R$ 630  os usuários que conseguissem chamar a atenção de seus contatos para um suposto site russo. A apuração é do portal Boatos.org.

Pagamento de abono natalino pelo WhatsApp?

Se a curiosidade o levar a acessar o suposto site pelo WhatsApp, você pode perceber que inicialmente ele apresentará o prometido abono natalino da Caixa. Em seguida, solicitará seus dados pessoais e realizará algumas perguntas genéricas. Ao final, exigirá que você compartilhe a mensagem para “ver o benefício”. Caso siga os passos indicados, três coisas podem acontecer:

  • Seu aparelho pode travar;
  • Você pode ser encaminhado para outro site promocional falso;
  • Você pode ter seus dados roubados ou seu dispositivo infectado por um vírus.
Fraudes contra a Caixa Econômica
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Caixa está realizando o pagamento?

Sendo assim, é preciso esclarecer que não há qualquer abono natalino sendo oferecido pela Caixa para quem compartilhar o suposto link pelo WhatsApp. É apenas mais um golpe se passando por uma promoção do banco. Não há registros ou notícias confiáveis que confirmem essa oferta. Ademais, o suposto site russo ao qual a mensagem se refere é similar àqueles que tratam sobre esse tipo de golpe.

Veja também:

Brasileiros devem movimentar até R$ 43 bilhões em compras de Natal

Por fim, se você já clicou no link e forneceu seus dados, é recomendável tomar medidas de prevenção contra possíveis fraudes. Também é aconselhável realizar uma varredura de antivírus no seu computador ou celular. Além disso, mudar as senhas das principais redes sociais e limpar dados de navegadores também é uma boa medida de segurança.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com