Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Caixa inaugura grande novidade para as mulheres

Caixa está levando oportunidades para moradoras de favelas. O objetivo é incentivar o empreendedorismo e a educação financeira. Confira!

Fernanda CadavalPor Fernanda Cadaval2 min de leitura
Mulher com expressão feliz apontando para o logo da Caixa Econômica Federal.

O propósito do projeto Laboratório de Inovação Social, que faz parte do programa Mulheres de Favela da Caixa Econômica Federal, é quebrar as barreiras que separam mulheres e moradoras de favelas do mercado de trabalho e da independência financeira.

A iniciativa já aconteceu nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador e, no final da semana passada, em São Paulo, na comunidade de Heliópolis. O programa vai proporcionar pesquisas e capacitação digital. Além disso, terá o investimento de R$ 16 milhões do Fundo Socioambiental Caixa.

Caixa incentiva o empreendedorismo para mulheres de favela

Os objetivos do programa iniciado em março pela Caixa são:

  • Levar oportunidade para quem está longe do mercado de trabalho;
  • Romper os obstáculos de quem mora nas periferias das grandes cidades;
  • Apresentar novas possibilidades para mulheres e mães, nas questões de emancipação, trabalho e geração de renda.

O foco é trabalhar três eixos ao longo das atividades realizadas no Laboratório de Inovação Social. Veja quais são:

  • Geração de renda — capacitação, incentivo ao empreendedorismo e educação financeira;
  • Moradia digna — qualificação das habitações e infraestruturas do entorno;
  • Qualidade de vida — identificação dos pontos de dificuldade enfrentados por mulheres e mães para se inserir e permanecer no trabalho; assim como oferta de creches e atividades de lazer.

Protagonismo feminino e parceria com a Cufa

O projeto de capacitação conta com o protagonismo feminino desde o seu início, afinal, antes da instalação do Laboratório, mulheres têm ido até as comunidades para realizar uma escuta atenta.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Em suma, a intenção é saber quais são as necessidades da localidade e quais seriam as soluções possíveis para as demandas apresentadas pelas moradoras.

Além disso, o programa da Caixa conta com a parceria de uma organização tradicional, que está há 20 anos inserida dentro das comunidades periféricas, a Cufa.

A Central Única das Favelas (Cufa) apoia o projeto por meio da troca de saberes sobre a realidade política, social, esportiva e cultural das comunidades. Assim, por meio dessa iniciativa, a instituição financeira consegue agir de forma mais assertiva nas necessidades apresentadas.

Imagem: Dean Drobot / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital

Fernanda Cadaval

Autor

Fernanda Cadaval

Me chamo Fernanda Patzdorf Cadaval de Macedo, tenho 34 anos, e tenho formação em Letras- Português e Jornalismo. Ler e escrever estão entre minhas atividades favoritas. E poder ser uma facilitadora na formação de opinião das pessoas através do meu trabalho, é um grande privilégio dado por essa profissão que exerço há mais de 10 anos.

Topicos relacionados