Caixa reabre importante linha de microcrédito; valor reservado é de R$ 300 milhões
A Caixa Econômica Federal anunciou a reabertura da sua linha de microcrédito para empresas. Saiba mais informações!
A Caixa Econômica Federal está com mais uma novidade para os seus clientes! O banco vai destinar cerca de R$ 300 milhões para a reabertura de um importante serviço ao público. Trata-se, portanto, da linha de microcrédito que deve auxiliar 160 mil empreendedores ainda neste ano.
A instituição fez o anúncio durante um evento em Brasília (DF). Os empréstimos terão o valor mínimo de R$ 100 mil, além de um prazo de 48 meses para pagar. Confira a seguir mais informações sobre esse serviço.
Caixa retoma oferecimento de linha de microcrédito
O banco público reabriu a linha chamada Microcrédito Caixa Repasse. Com isso, empresas do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado podem solicitar o empréstimo junto à Caixa. Até dezembro deste ano, há R$ 300 milhões de reserva para esse serviço.
Os juros para esse empréstimo consta a partir de 0,69% ao mês. Porém, o valor final dessa taxa depende da viabilidade do projeto. Ainda há 6 meses de carência para a realização do pagamento por parte das empresas contratantes do serviço.
Para oferecer os empréstimos, a Caixa atuará em conjunto com a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred). Portanto, as entidades que a integram emprestarão os recursos aos empreendedores.
Novo projeto é diferente do SIM Digital
A Caixa criou o SIM Digital em março de 2022, quando o banco estava sob o comando de Pedro Guimarães. O objetivo era emprestar de R$ 300 a R$ 1 mil com juros baixos até para aqueles que possuíam dívidas de até R$ 3 mil.
O encerramento do programa se deu em junho deste ano. Dos R$ 3 bilhões emprestados, não houve o pagamento de R$ 2,6 bilhões. Ou seja, a taxa de inadimplência foi de 87%.
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Assim, a atual presidente, Rita Serrano, declarou durante o evento em Brasília que o microcrédito é uma política pública e não uma mera operação financeira. “Atuando junto às instituições de microcrédito, o atendimento é regionalizado, com atendimento personalizado e orientação aos tomadores”, completou.
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