Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa Tem bloqueado para receber o Bolsa Família: veja como resolver

Até 1 milhão de brasileiros pode ficar sem o Bolsa Família este mês. Mas a situação pode ser regularizada, saiba como!

Através do registro do Cadastro Único (CadÚnico) o beneficiário do Bolsa Família comprova que está nas normas do programa social. No entanto, desde que o Bolsa Família foi reformulado, no início deste ano, o banco de dados do CadÚnico está passando por uma análise. 

Popularmente chamada de “pente-fino”, essa análise pode fazer com que até 1 milhão de brasileiros fique sem receber o Bolsa Família este mês. Contudo, se o cidadão cumprir todas as regras do programa, ele pode resolver a situação. 

Afinal, o bloqueio, quando ocorre, é temporário e não definitivo. Dessa forma, após conferir através das plataformas digitais que o benefício foi bloqueado temporariamente, o cidadão deve comparecer a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para regularizar sua situação.

Como saber se meu Bolsa Família foi bloqueado?

Quando o Governo Federal bloqueia a transferência de renda do programa social, geralmente avisa ao cidadão por meio de notificações. No entanto, caso a notificação não tenha chegado ou tenha passado despercebida, é possível conferir o bloqueio nos seguintes aplicativos, todos disponíveis para download em Android e iOS:

Além disso, caso o usuário possua alguma dificuldade com os meios virtuais ou por algum outro motivo não tenha acesso à informação necessária, ele pode fazer contato através de uma ligação com as centrais de atendimento:

  • Central de Atendimento do Ministério do Desenvolvimento Social: 121;
  • Central de Atendimento Caixa Econômica Federal: 111.

Meu Bolsa Família está bloqueado, e agora?

Cumprindo todas as regras sobre a renda, saúde e educação, o beneficiário deve comparecer ao CRAS mais próximo de sua residência. Para voltar a receber o Bolsa Família, deve levar esses documentos de cada membro da família:

  • Documentos pessoais, como RG e CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Cartão de vacina e comprovante da presença escolar dos membros estudantes;
  • Comprovante de renda.

Com a documentação, o CRAS consegue verificar se o cidadão cumpre os requisito e o benefício será desbloqueado. Estima-se que a maioria dos beneficiários que tenham a transferência de renda bloqueada sejam as pessoas que moram sozinhas. 

No entanto, vale destacar que se trata de uma medida de segurança contra golpes. Sendo assim, esse cidadão que mora sozinho e cumpre os requisitos tem, sim, o direito de receber os R$ 600 no Bolsa Família, mediante comprovação.

Imagem: Reprodução/ Caixa Tem – Edição: Seu Crédito Digital