Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa Tem: a conta pode ser encerrada pelo telefone?

Confira como fazer o encerramento da conta do Caixa Tem pelo telefone.

Em 2020, a Caixa fez a abertura de contas poupanças sociais digitais para pagar o benefício do auxílio emergencial. A abertura do Caixa Tem não custou nada ao cidadão beneficiado. No entanto, quem não quisesse mais usar a conta, precisaria ir até uma agência do banco para pedir o encerramento dela.

Esse fato fez com que muitos usuários não compreendessem a posição da Caixa e contestassem a decisão: por que uma conta que teve a abertura automática tem tanta burocracia para ser finalizada? Diante desse questionamento, a Caixa fez um novo comunicado. Será que o banco mudou de posicionamento e liberou o cancelamento da conta por telefone? Descubra abaixo.

Caixa Tem: a conta pode ser encerrada pelo telefone?

Por meio do Caixa Tem, os beneficiários do Auxílio Emergencial recebem o benefício. Além disso, os cidadãos que recebem o seguro-desemprego, o abono salarial PIS e o Bolsa Família também fazem uso desse app. De acordo com a Caixa, a manutenção da conta desse tipo é gratuita. Além disso, o banco pretende inserir mais funcionalidades ao app. No total, hoje a plataforma tem mais de 107 milhões de correntistas. 

Segundo a Defesa do Consumidor (Idec), com base no regulamento do Banco Central (BC), a melhor forma de encerrar uma conta bancária é por meio de uma solicitação formal e presencial. “É importante também guardar uma cópia do requerimento para que sirva de comprovante da solicitação e resguarde o ex-correntista de futuras cobranças indevidas”, afirma o Idec.

Além disso, a resolução 2.747/2020 do BC, cita que a instituição financeira tem até 30 dias, para cancelar a conta. E a solicitação do encerramento pode ser feita em qualquer agência do banco da conta. Entretanto, em caso de saldo devedor ou desconto de contratos que o correntista vinculou ao banco, a conta não pode ser excluída.

Em suma, após diversas discussões sobre a temática, a Caixa fez um comunicado. Nele, o banco afirma que o cliente pode pedir o cancelamento da conta por telefone. Para isso, é necessário entrar em contato com o SAC (0800 726 0101), ou então ligar para a Ouvidoria da Caixa (0800 725 7474).

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim,  milvocê vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com