Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Caixa tem triste notícia para quem recebe o Auxílio Brasil

Na manhã desta sexta-feira (24), a Caixa anunciou decisão que altera sua relação com beneficiários do Auxílio Brasil. Saiba mais!

Mateus VasconcellosPor Mateus Vasconcellos3 min de leitura
Pessoa segurando um celular com a tela do app do Auxílio Brasil.

Na manhã desta sexta-feira, dia 24 de fevereiro de 2023, a Caixa Econômica Federal anunciou a suspensão definitiva do serviço de empréstimo consignado do Auxílio Brasil.

Ou seja, a partir de agora a CEF não vai mais conceder empréstimos neste formato para os beneficiários do programa social. Dessa forma, as atividades do banco público nessa área duraram menos de um ano.

Além disso, vale destacar que o banco havia suspendido o consignado em 12 de janeiro para revisão do produto. Desde então, a presidente da Caixa criticou esse formato de empréstimo, o que gerava incertezas sobre o futuro do produto.

Fim do consignado do Auxílio Brasil na Caixa

Segundo comunicado, a Caixa determinou que os estudos sobre o consignado do Auxílio Brasil, iniciados em janeiro deste ano, fossem concluídos. Assim, o banco público optou por retirar o “produto do seu portfólio”.

Desde sua criação, ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL), o consignado por meio do valor do programa social era alvo de críticas. A parte contrária ao produto defendia que essa seria uma forma de endividar a parcela mais pobre da população.

Não à toa, o novo governo realizou uma série de alterações no produto, com destaque para a limitação do consignado do Auxílio Brasil, que passou de 40% para 5%.

Além disso, questões como prazo e juros também foram alteradas. Nesse contexto, a presidente da Caixa, Rita Serrano, em entrevista ao Valor Econômico, declarou críticas:

“Com as novas regras, a operação não se paga. Além disso, esse produto teve um cunho eleitoral, a Caixa foi o banco que mais ofertou crédito, com R$ 7,6 bilhões. É uma excrescência. Não posso ofertar crédito em um auxílio para uma pessoa se alimentar. Na minha opinião, isso tem de ser anulado”.

O que acontece com quem já tem consignado na Caixa?

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Em comunicado à imprensa, a Caixa informou que não haverá mudanças relacionadas ao beneficiário que contratou o crédito consignado antes da suspensão. Segue trecho da nota:

“Para os contratos já realizados, nada muda. O pagamento das prestações continua sendo realizado de forma automática, por meio do desconto no benefício, diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)”.

Dessa forma, o beneficiário do Auxílio Brasil que contratou o consignado antes das mudanças deverá seguir as regras anteriores. Ou seja, juros, prazo e limite seguem os mesmos desde o lançamento do produto.

Imagem: JERO SenneGs / Shutterstock.com

Mateus Vasconcellos

Autor

Mateus Vasconcellos

Formado em jornalismo, atuou como redator e roteirista desde 2017.

Topicos relacionados