Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa vai lançar novo empréstimo para pessoas de baixa renda

A Caixa Econômica Federal vai abrir um novo programa de empréstimos para pessoas de baixa renda. Veja detalhes na matéria!

O recém-empossado presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, revelou planos para lançar um programa de empréstimo destinado a pessoas de baixa renda.

Esse novo projeto, previsto para ser lançado nos próximos 20 dias, visa proporcionar acesso ao crédito para que esses cidadãos possam realizar suas aspirações financeiras. Vieira esclareceu que, ao contrário de um “microcrédito”, o empréstimo não se restringirá a pequenos valores.

Assim, ele oferecerá a oportunidade de acesso ao crédito com base no histórico de pagamentos de contas essenciais como, luz, água e outros serviços. O objetivo é disponibilizar diferentes tipos de empréstimos, adaptados ao comportamento financeiro de cada indivíduo.

Empréstimo para pessoas de baixa renda

Celular com o logo da Caixa e, preenchendo todo o fundo, três notas de cem e uma de cinquenta reais em leque
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Apesar da divulgação do novo programa, o presidente da Caixa afirmou que a divulgação dos detalhes da iniciativa não está estabelecida. No entanto, a ideia é trazer mais clientes fiéis ao banco onde, atualmente, apenas 20% dos clientes são fidelizados. 

Veja também:

Desenrola Brasil oferece empréstimo em até 60 vezes; veja como conseguir

Além disso, esse programa está estreitamente ligado à fala do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesse sentido, os bancos públicos devem ser incentivadores do crescimento econômico do país. Assim, com a iniciativa, a Caixa será o primeiro banco a “trazer a baixa renda para o mercado de capitais”.

Transformação da Caixa 

O programa de empréstimo para baixa renda é parte integrante da transformação mais ampla da Caixa, que busca modernizar seus serviços para competir com fintechs e reter clientes. Vieira enfatizou que, apesar de possuir 150 mil clientes, muitas contas abertas funcionam exclusivamente para receber benefícios sociais, sem utilização para outros serviços bancários.

Além disso, em 2023, a Caixa ampliou a oferta de empréstimos imobiliários vinculados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), visando impulsionar seu crescimento e manter sua posição de liderança, com a expectativa de alcançar um aumento de dois dígitos no próximo ano.

Essas iniciativas representam o compromisso da Caixa em promover a inclusão financeira e estimular o desenvolvimento econômico do país.

Imagem: rafapress / shutterstock.com