Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como deve ser calculado o limite de crédito de uma empresa?

Você sabe como deve ser calculado o limite de crédito de uma empresa? Confira mais sobre a forma com que bancos realizam esse cálculo!

Empréstimos são importantes para conseguir realizar diversos sonhos e objetivos, e isso não vale apenas para pessoas físicas, mas também para empresas.

Neste sentido, o crédito é fundamental para que uma empresa tenha sucesso. É possível utilizar esse dinheiro para fins diversos, incluindo infraestrutura, renovação de maquinário, contratação de pessoas, entre outras funções. Mas, você sabe como os bancos calculam o limite de crédito de uma empresa? Para conferir, basta ler o texto a seguir.

Veja como é feito o cálculo do limite de crédito para empresas

Assim, o limite de crédito de uma empresa é basicamente a quantidade de dinheiro que uma empresa consegue receber do banco, como forma de empréstimo. É o limite de crédito que garante ao banco ou instituição financeira um critério mais preciso e um valor que faça sentido liberar para a empresa. Dessa forma, isso evita riscos desnecessários, como a liberação de uma quantia além do que a empresa poderá pagar de volta no futuro.

Contudo, como é feito esse cálculo do limite de crédito? Basicamente, para fazer esse cálculo, o banco realiza uma análise financeira da empresa, solicitando documentos que comprovem a renda da empresa, e o faturamento bruto dos últimos meses. Em geral, também se considera o ramo em que a empresa atua, seu objeto social e a quantidade média de vendas por mês.

Além disso, informações como tamanho da empresa, tempo de mercado, capital social, DRE, fontes de financiamentos, balanço patrimonial e outros fatores também podem interferir no cálculo deste limite. O importante é que o banco ou instituição saiba que o valor liberado para a empresa realmente retorne no momento certo, e com os juros estipulados.

Por fim, é a partir de tudo isso que a instituição financeira define o limite de crédito. Lembrando que sempre é feita uma consulta em órgãos de proteção ao crédito. A ideia é verificar se existem restrições por parte daquela empresa. Portanto, manter a ficha da organização “limpa” é extremamente importante.

Imagem: Blue Planet Studio/shutterstock.com