Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Câmara dos Deputados cobra Guedes sobre saídas do BB e Caixa da Febraban

O deputado Aureo Ribeiro quer uma audiência com o ministro Paulo Guedes, e os presidentes do BB e da Caixa

No último domingo (29), o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, deputado Aureo Ribeiro, falou sobre a saída do Banco do Brasil (BB) e da Caixa da Febraban. De acordo com Ribeiro, ele vai apresentar um requerimento para ouvir o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e o presidente do BB, Fausto Ribeiro. Em suma, o deputado deseja entender a decisão dos bancões públicos. 

Inicia hoje (30), a inscrição do Auxílio de R$ 1.000; saiba quem pode pedir

Câmara dos Deputados cobra Guedes sobre saídas do BB e Caixa da Febraban

De acordo com Ribeiro, “Quando você politiza essa questão dos bancos, é muito triste, a gente começa a ficar preocupado. Quero entender, de fato, o que está acontecendo, não dá para a gente ficar nessa economia ideológica”. Diante disso, nessa segunda-feira (30), o deputado deve apresentar o requerimento. 

O objetivo é que o convite seja aprovado até a quarta-feira (01), e que ocorra uma audiência única com os 3, dentro de 15 dias. Em suma, o BB e a Caixa resolveram abandonar a Febraban. O motivo se deve a um manifesto que a Fiesp vai publicar na próxima terça-feira (31), com um pedido de harmonia entre os 3 poderes, o qual a Febraban apoia. 

Em suma, o manifesto não cita o presidente Jair Bolsonaro. Entretanto, faz duras críticas à gestão de Paulo Guedes. Diante disso, na compreensão dos bancões, a Febraban, uma instituição que representa o setor no Brasil, está se posicionando de forma política ao apoiar o manifesto. Dessa forma, os dois bancos administrados pelo Governo, solicitaram a saída da Febraban, se a publicação do manifesto ocorrer.

Por fim, os presidentes dos bancos não têm a obrigação de comparecer na audiência. Por outro lado, se Guedes não aparecer, ele vai ser convocado e obrigado a dar satisfações sobre a decisão dos bancos públicos. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com