Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasileiros criam campanha alertando sobre o envio de links suspeitos

Estimativa é de que 1 bilhão de mensagens sejam enviadas

0

Recentemente, muitas pessoas têm sofrido golpes pela internet. Entre um dos mais comuns, está o golpe por envio de links maliciosos em mensagens. Elas podem chegar via SMS, WhatsApp ou até mesmo por e-mail. Nos últimos dias, alguns brasileiros têm recebido uma mensagem “alertando” sobre esses perigos. Assim, o SMS é um alerta para tomar cuidados com links maliciosos, e que qualquer endereço suspeito na internet deve ser ignorado. Porém, no final da mensagem, consta um link para acesso, terminado em seg.br.

Assim, se você recebeu uma mensagem com estas características, saiba que não está sozinho. Trata-se da campanha “Fique Esperto”, que dispara cerca de 200 milhões de SMS por mês. Porém, apesar de parecerem apenas mais uma fraude, as mensagens são genuínas. E mais: os responsáveis pela campanha estão felizes até mesmo com a repercussão negativa nas redes sociais.

É provável que você também goste:

Nubank está aumentando o limite de diversos clientes?

Como eu consegui facilmente aumentar meu limite no Banco Inter de R$ 3 mil para R$ 15 mil

Brasileiros criam campanha alertando sobre o envio de links suspeitos

De acordo com um dos profissionais do projeto, em entrevista para o site TechTudo, apesar das reclamações de algumas pessoas após receberem a mensagem, alegando ser outro tipo de fraude, o número de brasileiros impactados é maior.

Além disso, os membros admitem que tiveram dúvidas sobre enviar a mensagem com um link até então desconhecido. Entretanto, eles acreditam que isso pode ser até positivo, uma vez que muitas pessoas teriam um “choque de realidade” ao entrarem em um endereço e descobrirem que isso poderia se tratar de um golpe.

Campanha busca conscientização e informação de usuários de internet

Por fim, a campanha também explica diversos pontos que merecem mais atenção no ambiente online, explicando sobre remetentes desconhecidos, fraudes e até mesmo sobre autenticação em duas etapas, e sua importância. Neste semana, por exemplo, foi o momento de comunicar sobre os perigos dos aplicativos falsos. A mensagem dizia o seguinte: “Baixe de fontes/lojas oficiais e verifique o responsável pelo app”.

Enfim, os criadores da campanha também entendem que o disparo por SMS tem um alcance grande, e por isso é efetivo. Dessa forma, eles fazem uso de um número especial, com menos dígitos, para fazer a veiculação das informações. A mesma prática é comum entre instituições financeiras, operadoras de telefonia e plataformas online.

Porém, o Fique Esperto deve se encerrar nas próximas semanas. Ao todo, a estimativa é de que 1 bilhão de mensagens sejam enviadas; todas, é claro, com link para o site fe.seg.br, e sempre buscando a conscientização das pessoas para os perigos do ambiente online.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Mashka/shutterstock.com

Comentários
Carregando...