Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Será possível cancelar um empréstimo consignado e deixar de pagar?

Os empréstimos consignados são uma excelente opção para quem procura crédito a baixíssimos juros. Eles estão disponíveis para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e assalariados com carteira registrada. O pagamento da dívida é feito através do desconto em folha de pagamento, o que garante ao banco que não haverá inadimplência, e assim, torna possível concedê-lo a juros menores. Entretanto, depois de feito, é possível cancelar um empréstimo consignado? Trata-se de uma tarefa extramente difícil, e que nós te explicaremos melhor a seguir!

Leia também:

Flanelinhas aderem a máquina de cartão e ganham até 400 reais por dia.

Como o Banco Inter consegue lucrar se não cobra tarifas?

Será que vale a pena o empréstimo MoneyMan (sem consulta ao SPC e Serasa)?

Será possível cancelar um empréstimo consignado e deixar de pagar?

Cancelar um empréstimo consignado é algo que não pode ser decidido sem causa alguma ou auxílio de um advogado. A única chance de fazê-lo é quando houver algum erro de cobrança, como uma fatura duplicada, ou mesmo informações incoerentes no contrato.

Nestes casos, com a ajuda de um advogado, pode-se iniciar um processo judicial para tentar cancelar o mesmo. Mas, trata-se de uma “jornada” um pouco difícil. Diferente do que muitas pessoas pensam, não há possibilidade de simplesmente cancelar o desconto na folha de pagamento, pois, ao assinar o contrato, tanto o pagador quanto o cliente se comprometem a quitar o valor mensalmente.

Portanto, a melhor saída é sempre realizar empréstimos conscientemente, quando houver real necessidade e também chances de pagá-lo.

Possibilidades de renegociação

Embora não seja possível cancelar, o consumidor pode entrar em contato com o banco para tentar renegociar a dívida. Isso se torna mais fácil quando há um montante de dinheiro para quitar o financiamento. Assim, pode-se negociar com a instituição para reduzir os juros, por exemplo.
Com isso, você conseguirá cancelar o desconto mensal na sua folha de pagamento, quitar a dívida e ficar livre do “problema”.

Algumas pessoas, inclusive, tentam a negociação pela justiça, o que pode reduzir ainda mais os juros! Mas, trata-se de processos demorados, e por isso, é preciso ter paciência.

Gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.