Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carrefour anuncia fechamento de 11 lojas; veja onde

Em decisão surpreendente, Carrefour anuncia fechamento de 11 de suas lojas. Confira todos os detalhes e entenda os motivos!

O Grupo Carrefour anunciou o fechamento de pelo menos mais 11 supermercados da marca Todo Dia, uma bandeira com foco em preços baixos que atua no Rio Grande do Sul. Esta marca, que contava com aproximadamente 150 unidades, hoje possui menos de 100 estabelecimentos em todo o país.

Assim como a BIG, Nacional, e outras marcas, o Todo Dia fazia parte da rede norte-americana Walmart. Depois de sua venda para o Advent — grande grupo de investimento responsável pela criação do Grupo Big —, as empresas passaram a pertencer ao grupo Carrefour. Agora, a possibilidade de encerrar suas operações no Brasil está sob análise.

Unidades do Grupo BIG também estão em risco de fechamento

Agora sob a administração do grupo francês Carrefour, algumas unidades do Grupo Big no estado do RS correm risco de fechamento.

As cidades de Porto Alegre, Esteio, Alvorada, Campo Bom, Igrejinha, Taquara, Novo Hamburgo, Parobé, São Leopoldo, Rio Pardo e Sapucaia do Sul são alguns dos locais sob ameaça de fechamento.

Fechamento das unidades Carrefour pode resultar em demissões

Imagem da fachada de uma das lojas do Carrefour
Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com

Segundo informações, estima-se que pelo menos 100 trabalhadores passem por demissão devido ao fechamento dessas lojas. Os sindicatos de empregados do comércio local observam que já estava acontecendo um enxugamento gradual do quadro de funcionários.

A saber, estes estabelecimentos devem encerrar suas atividades no dia 31 de janeiro, juntamente com outras nove lojas do grupo Carrefour no Rio Grande do Sul.

Carrefour compra Grupo Big

A saber, a aquisição do Grupo Big pelo Carrefour ocorreu em 2021, envolvendo 388 supermercados, hipermercados e atacarejos. A operação teve aprovação do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) em 2022, porém demandou a venda de 14 unidades para evitar a concentração de mercado.

Além disso, a marca Todo Dia, parte do pacote de aquisição, já havia passado por uma expansão, seguido por um enxugamento dos negócios.

Mesmo após fechamentos, o Carrefour não pretende sair do RS

A empresa assegura que não pretende deixar o Rio Grande do Sul, onde também é proprietária dos atacarejos do Atacadão e do clube de compras Sam’s Club.

Vale mencionar também que, apesar do anúncio das demissões e dos fechamentos, a empresa não tem divulgado os números exatos e as cidades afetadas.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com