Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carrefour instala câmeras corporais em seus seguranças e fiscais

Carrefour blinda segurança com câmeras corporais em todos os funcionários, combatendo a violência e protegendo trabalhadores

Em um movimento inédito no Brasil, o Carrefour equipou 100% de seus seguranças e fiscais com câmeras corporais. Assim, a medida teve um investimento de R$ 16 milhões e já resultou em uma redução de 30% nos incidentes violentos, desde sua implementação, em julho de 2023. 

Dessa forma, a iniciativa visa garantir a segurança dos trabalhadores e dos clientes, além de contribuir para a investigação de casos de agressão. Assim, o Carrefour se destaca como empresa pioneira na implementação de tecnologias inovadoras para garantir a segurança de seus funcionários e clientes. Veja mais detalhes!

Câmeras corporais no Carrefour

Portanto, as câmeras corporais são leves e compactas, permitindo que os funcionários as utilizem durante todo o turno de trabalho. Assim, os dispositivos gravam imagens e sons em alta resolução, capturando detalhes importantes de cada situação. Então, as gravações ficam armazenadas em um servidor seguro e só podem ser acessadas por autorizados.

Diante disso, a utilização de câmeras corporais traz diversos benefícios para o Carrefour, seus funcionários e clientes:

  • Redução da violência: a presença das câmeras inibe comportamentos agressivos, tanto por parte dos clientes quanto dos funcionários;
  • Mais segurança para os trabalhadores: os funcionários se sentem mais seguros sabendo que estão sendo filmados e que as imagens podem ser usadas para comprovar sua inocência em caso de acusações falsas;
  • Investigação mais eficiente: as gravações das câmeras podem ser usadas para investigar casos de agressão, vandalismo e outros crimes.
A imagem mostra a fachada de uma loja carrefour.
Imagem: Ritu Manoj Jethani/ Shutterstock.com

Melhores interações

Marcelo Tardin, vice-presidente de Transformação do Grupo Carrefour, destaca que a novidade não apenas melhora a interação com o público, mas também assegura um registro claro de todas as ações, o que contribui para uma avaliação mais justa e objetiva de qualquer incidente.

Veja também:

Lula volta a falar sobre redução do preço da carne; confira

Assim, uma pesquisa realizada com 2.700 profissionais que já utilizaram o equipamento revelou dados positivos: 

  • 83% afirmam que as câmeras contribuem para melhores interações com os clientes e ajudam a manter o comportamento dentro dos protocolos estabelecidos;
  • 82% dos entrevistados sentem que o dispositivo aumenta a segurança geral da loja;
  • 71% percebem uma melhora significativa em sua própria segurança pessoal.

Imagem: Ritu Manoj Jethani/ Shutterstock.com