Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carro pode ser apreendido se o estepe tiver mais de 5 anos de fabricação?

Entre as muitas regras para os motoristas, saiba se seu carro pode ser apreendido caso o estepe tiver mais de 5 anos de fabricação!

Novas regras de trânsito podem gerar uma confusão na cabeça dos motoristas mais desatentos às atualizações. Por vezes, a situação pode gerar prejuízos para os condutores dos carros.

Circula nas redes sociais uma informação que tem gerado dor de cabeça para muitos. Em um vídeo, um homem afirma que seu carro pode ser apreendido e multado no Rio de Janeiro caso seja pego com um estepe de mais de 5 anos de fabricação. Será que é verdade?

Informação resulta em apreensão do carro e multa

No vídeo, que circula na internet, o homem afirma que o pneu reserva não pode ter mais de cinco anos e que, se ele for parado em uma blitz e a infração for registrada, será multado em R$ 195, receberá pontos na carteira e o veículo será apreendido.

“Quando você abre o porta mala do carro, ele vai direto no DOT do pneu. O DOT do pneu é onde tem a semana do ano. O estepe tem que ter no máximo cinco anos de uso. Se tem mais de cinco anos e for parado numa blitz…sete, oito anos já dá cinco pontos na carteira e R$ 195 de multa, dá apreensão do veículo”, diz o homem no vídeo.

Vale ressaltar que a informação é falsa. De acordo com o Detran do Rio de Janeiro, durante as operações de fiscalização, o que realmente são verificados são as condições do estepe, o que independe do ano de fabricação. 

Saiba mais sobre a avaliação do estepe

Agora que ficou confirmado que a informação de que o estepe com mais de cinco anos de fabricação gera multa e apreensão do carro é falsa, é importante esclarecer melhor o que de fato é levado em consideração em uma fiscalização.

Sendo assim, é importante que o motorista saiba que a fiscalização observará se o TWI foi atingido. A sigla significa Tread Wear Indicator, algo como um indicador de desgaste de rodagem. Ou seja, os padrões do pneu reserva do carro devem estar em boas condições de uso.

Outro ponto a ser esclarecido, é que o DOT, citado pelo homem do vídeo com a informação falsa, não indica a validade do estepe do carro, mas sim a sua série de fabricação.

Imagem: Somchai_Stock / shutterstock.com