Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Cartão corporativo de Lula será auditado; entenda

O requerimento aprovado foi feito pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP). Entenda aqui a determinação da Câmara dos Deputados!

Ellen D'AlessandroPor Ellen D'Alessandro2 min de leitura
Presidente Lula

A Câmara dos Deputados determinou que o Tribunal de Contas da União (TCU) realize uma auditoria para “apurar possíveis irregularidades no uso do Cartão Corporativo da Presidência da República”. O requerimento aprovado foi feito pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP).

Com isso, o TCU fará auditoria em gastos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No requerimento, que você pode conferir na íntegra aqui, o deputado cita reportagem da revista “Crusoé”, que indica “gastos significativos realizados pelo atual governo por meio do Cartão Corporativo durante os primeiros meses de exercício”. Confira mais a seguir!

Requerimento de auditoria em gastos do governo Lula

O requerimento foi aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), presidida pela deputada Bia Kicis (PL-DF), aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o texto de 15 de maio da revista Crusoé, o presidente gastou R$ 12,1 milhões no cartão corporativo de janeiro a abril deste ano.

“Conforme o princípio constitucional da transparência e a importância do controle dos gastos públicos, torna-se essencial assegurar a correta utilização dos recursos e a conformidade com os princípios da responsabilidade fiscal”, justificou Kim Kataguiri.

A auditoria não tem data marcada, no entanto, ela deve começar em breve, porque o TCU, como órgão auxiliar do Congresso, deve dar prioridade a pedidos de parlamentares.

Auditoria também para o ex-presidente

Em fevereiro deste ano, o tribunal aprovou, também a pedido da CFFC, “a legalidade e legitimidade” dos gastos sigilosos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Isso porque os gastos nos mesmos cartões entre outubro e dezembro de 2022, teve “aumento expressivo” nos gastos com o cartão corporativo durante o período eleitoral.

Ainda, o pedido inicial para uma devassa nos cartões de Bolsonaro foi resultado de um balanço divulgado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO). No documento, Vaz afirmou ter identificado um aumento de 108% nos gastos dos cartões, uma “explosão de gastos no período eleitoral”.

Imagem: Marcelo Chello / Shutterstock.com

Ellen D'Alessandro

Autor

Ellen D'Alessandro

Ellen D'Alessandro é redatora no portal Seu Crédito Digital. Tem 24 anos e cursa Letras – Português e Alemão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Apaixonada por leitura e séries de TV, alia sua formação acadêmica ao trabalho com produção de conteúdo informativo sobre direitos sociais, economia e temas que impactam o dia a dia do cidadão brasileiro.

Topicos relacionados