Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cartão de crédito clonado? Saiba como descobrir

Está desconfiado de que seu cartão de crédito foi clonado? Saiba como descobrir seguindo estas dicas infalíveis. Confira!

Você já teve a desagradável surpresa de ver uma compra que não fez na fatura do cartão de crédito? Isso pode ser um sinal de que o seu cartão foi clonado por criminosos que usam os seus dados para fazer compras indevidas. Mas, como descobrir se isso aconteceu e o que fazer para se proteger?

A seguir, vamos explicar o que é a clonagem de cartão de crédito, como ela acontece e quais são os sinais de que você foi vítima desse golpe, que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Confira os detalhes!

O que é a clonagem de cartão de crédito?

A clonagem de cartão de crédito é uma forma de fraude que consiste em copiar os dados do seu cartão como, o número, a data de validade e o código de segurança, para usar em compras online ou em máquinas de cartão adulteradas.

Os criminosos podem obter essas informações de diversas formas, seja instalando dispositivos em caixas eletrônicos, observando por cima do seu ombro enquanto você digita a senha, enviando e-mails falsos, ligando para as vítimas e se passando por funcionários do banco ou, até mesmo, criando sites falsos.

Quais são os sinais de que o seu cartão foi clonado?

O principal sinal de que o seu cartão foi clonado é ver uma cobrança indevida na fatura, seja ela de um valor alto ou baixo. Assim, muitas vezes, os criminosos fazem compras pequenas para testar se o cartão está funcionando e depois realizam transações maiores.

Outro sinal de que algo está errado é receber um aviso do banco sobre uma compra suspeita ou uma tentativa de fraude. Isso pode acontecer quando o sistema detecta um comportamento anormal no uso do cartão, como uma compra em local diferente do habitual ou em um site não confiável.

Como não cair no golpe?

A melhor forma de evitar a clonagem de cartão de crédito é prevenir-se contra as tentativas dos criminosos. Para isso, siga estas dicas:

  • Proteja o seu cartão físico e não o deixe à vista de outras pessoas;
  • Não empreste o cartão de crédito para ninguém e não aceite ajuda de estranhos em caixas eletrônicos;
  • Cubra o teclado da maquininha com a mão quando for digitar a sua senha;
  • Não clique em links de e-mails suspeitos e não forneça seus dados pessoais ou financeiros por telefone, ou pela internet, se não for para pessoas de confiança;
  • Prefira fazer compras online em sites conhecidos e confiáveis;
  • Habilite o serviço de alerta por SMS e e-mail do seu banco ou operadora, assim eles podem enviar uma mensagem sempre que uma compra é realizada com o seu cartão.

Imagem: Pheelings media / Shutterstock.com