Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cartão de crédito pode ficar mais caro que nos EUA, com CPI dos cartões

Em março de 2018, foi proposta pelo senador Ataídes Oliveira a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Cartões de Crédito, a CPI dos cartões. A ideia seria a de frear a cobrança abusiva de juros no crédito rotativo. Porém, tudo indica que o tiro saiu pela culatra. Os senadores sugerem a criação de tarifas para a utilização do rotativo do cartão de crédito, além do cheque especial. Essa medida pode aumentar os gastos dos clientes, e deixar o nosso cartão de crédito mais caro que nos EUA.

Leia também:

Banco Inter dá aula de marketing ao ceder pedidos dos torcedores do São Paulo

As principais vantagens do cartão de crédito do Mercado Livre

Cartão de crédito pode ficar mais caro que nos EUA com CPI dos cartões

Os bancos, que são favoráveis a estas mudanças, afirmam que a tarifa já existe em outros países. Ela poderá ser cobrada com os juros do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial. Além disso, ela serve para remunerar o crédito e cobrir o risco de calote de maus pagadores.

Diante dessa possibilidade, o Banco Central do Brasil procedeu com uma simulação dos efeitos dessa tarifa sobre o rotativo. Portanto, o órgão regulador dos bancos concluiu que pagaríamos juros mais altos que os americanos, caso ela fosse adotada aqui no Brasil. Entretanto, as medidas apontadas na CPI dos cartões ainda dependem de aprovação de leis ou até mesmo da anuência do próprio Banco Central para que entrem em vigor.

Todavia, de acordo com a Abecs – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, aqui no Brasil, 75% das pessoas utilizam o cartão de crédito apenas nas modalidades sem cobrança de juros. Por outro lado, as instituições financeiras podem cobrar até 850% ao ano de juros no rotativo. Enquanto isso, nos EUA esse juros é no máximo de 16% ao ano.

Por fim, e você, o que acha disso? Será que teremos o cartão de crédito mais caro aqui no Brasil?

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Para acompanhar artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Via Senado, Folha