Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CARTEIRA DO IDOSO dá viagens grátis para todo o país; conheça outros direitos

Atenção brasileiros: descubra todos os benefícios que a Carteira do Idoso dá direito e veja o passo a passo para adquirir a sua.

Você sabia que os idosos têm direito a viajar de graça para todo o Brasil? Isso mesmo, a Carteira do Idoso é um documento que muita gente não conhece, mas que garante esse e outros benefícios para as pessoas com 60 anos ou mais.

A seguir, vamos explicar como funciona a Carteira do Idoso, quem pode solicitá-la e quais são os outros direitos dos idosos e como aproveitar melhor essa fase da vida. Portanto, confira todos os detalhes e faça já a sua carteira para aproveitar as vantagens!

Carteira do Idoso dá direito a viagens gratuitas
Imagem: Svittlana / shutterstock.com

Saiba tudo sobre a Carteira do Idoso

A Carteira do Idoso é um documento que permite aos idosos de baixa renda ter acesso gratuito ou com desconto de 50% no valor das passagens interestaduais de ônibus, trem ou barco. Dessa forma, para ter direito a ela, é preciso ter 60 anos ou mais e ter renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Para solicitar a Carteira do Idoso, o brasileiro deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um posto do INSS. A carteira é gratuita e tem validade de dois anos, podendo ser renovada.

Veja também:

R$ 250 para milhares de brasileiros foram liberados esta semana; veja quem tem direito a este valor

Se preferir, é possível fazer a solicitação online. Basta entrar no site do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, fazer login com sua conta gov.br e solicitar a sua Carteira do Idoso. Lá você encontra todo o passo a passo para o processo de solicitação.

Quais são os benefícios para os idosos no Brasil?

Além da Carteira do Idoso, os idosos têm outros direitos garantidos por lei, como:

  • Prioridade no atendimento em órgãos públicos e privados;
  • Desconto de 50% em diversas atividades culturais, artísticas e esportivas;
  • Isenção do Imposto de Renda para aposentados e pensionistas com doenças graves;
  • Gratuidade nos transportes urbanos e intermunicipais;
  • Vagas reservadas em estacionamentos públicos e privados;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos que não têm renda suficiente para se manter;
  • Estatuto do Idoso, que protege os idosos contra violência, abandono, discriminação e negligência.

Outros direitos

No Brasil, os idosos desfrutam de direitos protegidos por leis e políticas públicas. O Estatuto do Idoso, estabelecido em 2003, assegura prioridade no atendimento em órgãos públicos, transporte público e estabelecimentos comerciais.

Além disso, o país oferece assistência social por meio do Benefício de Prestação Continuada, garantindo um salário mínimo mensal para idosos com 65 anos ou mais em situação de carência.

O sistema de saúde brasileiro inclui o programa Saúde do Idoso, que provê cuidados especializados e acompanhamento médico voltado às necessidades dessa faixa etária. Adicionalmente, os idosos têm acesso a serviços e programas de assistência social, bem como o direito a medidas de prevenção, assistência e reparação da violência física, psicológica e econômica.

Imagem: Svittlana / shutterstock.com