Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cartões Santander ganham suporte ao Google Pay: veja como usar

Cartões Santander agora fazem parte do Google Pay. Entenda como funciona a ferramenta e saiba se é seguro usar.

Na última segunda-feira (13), o Santander anunciou que fará parte da lista de bancos compatíveis com a Carteira do Google. Assim, os clientes já podem incluir o cartão de crédito e débito na carteira digital.

A novidade apresenta bastante praticidade para os clientes do banco. Isso porque quando um cartão faz parte da Carteira do Google é possível efetuar pagamentos por aproximação de celulares com o sistema Android e por meio de relógios com Wear OS.

Ou seja, se o cliente esquecer a carteira em casa, não há motivos para preocupação, já que os pagamentos podem ser feitos apenas com o celular.

Google Pay e Santander

É preciso destacar que antes da ferramenta chegar para o sistema Android, os cartões do Santander já estavam disponíveis para usuários do iOS desde novembro de 2022, por meio do Apple Pay. 

Antes disso, somente quem tinha celular da Samsung conseguia usar o serviço, por meio do Samsung Pay, que agora é conhecido como Samsung Wallet.

Agora, com o Santander na Carteira do Google, todos os usuários do sistema Android com NFC (aproximação) poderão usar a ferramenta.

Apesar disso, é preciso destacar que há algumas limitações, como a bandeira American Express, que ainda não é aceita no Google Pay. Desse modo, apenas as bandeiras Mastercard e Visa funcionam na plataforma.

Como funciona a Carteira Google? 

O primeiro passo é baixar o app no seu celular. Em seguida, é preciso fazer login com a conta Google e cadastrar o cartão desejado por meio do Santander Way. Para isso, basta buscar pela opção “Google Pay” e adicioná-lo ao pagamento por aproximação. 

Outra opção é colocar o cartão manualmente no próprio app do Google Pay. Vale destacar que é necessário acionar o NFC do celular para poder efetuar os pagamentos por aproximação.

Já para adicionar no Wear OS, basta clicar em “primeiros passos”, adicionar o cartão no celular de acordo com as instruções e verificar se ele já aparece no relógio.

Pagar com carteira virtual é seguro?

Pensando na segurança de seus clientes, o Santander recomenda que os usuários cadastrem o cartão virtual na carteira digital. Isso porque com essa opção é possível usar uma proteção extra: o CVV dinâmico, uma ferramenta que evita fraudes por meio da troca frequente do código de segurança.

Além disso, o Google Pay não compartilha os dados do cartão com a loja, o comerciante recebe apenas um número criptografado, o que garante total segurança aos clientes. 

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com