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Casas Bahia e Magalu podem falir por causa dos juros altos?

A taxa de juros está em um alto nível há mais de um ano no país e mesmo com cortes permanece elevada. Saiba o impacto disso sobre o varejo!

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou cortes recentes na taxa básica de juros, mas, a Selic ainda está em 12,75% ao ano, o que é considerado um alto patamar. Nesse sentido, tendo em vista o impacto direto que os juros apresenta sobre as varejistas, é possível dizer que elas podem falir por isso?

No 2º trimestre deste ano, o Magazine Luíza apresentou prejuízo líquido ajustado de R$ 198,8 milhões, o que representou um aumento de 77,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. 

A Casas Bahia, por sua vez, que integra o grupo Via junto com o Ponto, teve um prejuízo líquido de R$ 492 milhões no mesmo período. E, pior, reverteu o lucro obtido no ano anterior, que chegou a R$ 6 milhões. 

Taxa de juros impacta grandes varejistas

Em ambos casos, apesar da diferença entre eles, analistas apontam a taxa básica de juros mais elevada como um dos fatores principais. Vale lembrar que a Selic passou o período de quase um ano estacionada em 13,75% e só começou a cair no último mês de agosto. 

O impacto é direto uma vez que, com juros altos, os brasileiros encontram mais dificuldades na obtenção de crédito e deixam de consumir. Ou seja, deixam de ter dinheiro para comprar os produtos disponibilizados pelas varejistas.

Gráficos de pontos percentuais em alta com seta apoiada para cima
Imagem: SewCream / Shutterstock.com

Casas Bahia e Magalu podem falir?

Mesmo com o cenário adverso, não é possível afirmar que lojas como Casas Bahia e Magalu vão decretar falência em decorrência da taxa básica de juros. Afinal, para chegar nessa situação, é necessário analisar outros fatores. Além disso, antes da falência, há a possibilidade de um grande processo de recuperação judicial e outras medidas para aliviar as condições financeiras. 

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De acordo com Marcio Penna, diretor de relações com investidores do Méliuz, empresa de tecnologia que incrementa vendas para varejistas, durante o período mais drástico da escala da taxa de juros, nenhuma das lojas parceiras chegou a cancelar o contrato. Pelo contrário, novas companhias chegaram a eles.

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