Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cashback: quais empresas e setores oferecem o ‘dinheiro de volta’

Diversas empresas já oferecem opções de cashback, mesmo que esse não seja o foco da sua operação

Cada vez são mais populares as opções de cashback. Esse retorno financeiro do valor gasto em uma compra é interessante para compradores e vendedores. Hoje, até mesmo financeiras e varejistas já entraram na onda, e não só as especializadas em benefícios.

E essa é uma diferenciação importante. Se no caso de empresas como a Méliuz e a Beblue o principal negócio é justamente sua plataforma de benefícios, com alguns outros negócios as coisas são diferentes.

Por ter se tornado um diferencial competitivo, hoje diversas empresas já oferecem opções de cashback, mesmo que esse não seja o foco da sua operação: supermercados, lojas de departamento, aplicativos de comida e muitos outros já estão na onda.

Vamos conferir neste artigo quais são as empresas e os seus segmentos!

Empresa de benefícios ou cashback da loja

Empresas de benefícios

Como dissemos, existem os casos de negócios que tem como foco específico oferecer benefícios a compradores. Além do cashback, também podem centralizar descontos ou fornecer cupons de diversos tipos.

No caso dessas empresas, o cliente normalmente deve baixar um aplicativo ou acessar uma página online. Lá, ele terá acesso a um marketplace, ou seja, uma loja virtual. Ali, será possível encontrar uma grande variedade de produtos, de diversos negócios.

Essas são as chamadas empresas parceiras. São negócios que topam fazer parte da loja de benefícios, seja pela exposição da sua marca, pela qualidade dos serviços do marketplace ou até mesmo devido ao acesso a dados de potenciais novos clientes a partir dos cadastros.

As empresas que oferecem cashback e tem como foco os próprios benefícios normalmente lucram por meio de comissionamento. Isso é, as empresas parceiras pagam uma comissão pela exposição no marketplace.

Também não é incomum, hoje, que empresas ganhem parte dos seus rendimentos com a ampliação do negócio. No caso da Méliuz, referência nesse ramo, a empresa oferece um cartão de crédito associado ao cashback.

Isso tornou possível que a empresa entrasse em um novo mercado, o das financeiras. Hoje, com a marca Bankly, a Méliuz entrou no mundo dos serviços financeiros, trazendo a segunda maior receita líquida da companhia.

Veja também: Conheça 8 tipos de empresa com cashback

Cashback da loja

Um outro caso é o das próprias lojas ou aplicativos que oferecem cashback, apesar dos benefícios não serem o seu negócio principal. É o caso de lojas de varejo, lojas de departamento e até mesmo financeiras.

Alguns exemplos são o MagaluPay, da varejista Magazine Luiza, e o AME, da lojas Americanas. 

Com um cadastro, compras em lojas ou aplicativos retornam em créditos, que podem ser utilizados para abater uma parte ou pagar integralmente um novo produto.

Mas as varejistas não são o único caso. 

O aplicativo de delivery Rappi também já entrou nesse mercado, permitindo compras com retorno de crédito por meio do seu programa de cashback.

Algumas financeiras, como o Nubank e o Inter, também oferecem o serviço. 

Nesse caso, o valor gasto em compras por meio dos marketplaces das financeiras no aplicativo retorna como saldo em conta depois de um período, desde que o produto selecionado ofereça o benefício.

Para as lojas, essa não é apenas uma promoção que dá vantagem competitiva. Na verdade, é uma forma de fidelizar clientes. Com crédito disponível em conta, é mais provável que ele retorne para uma nova.

No caso do retorno em débito, caso das financeiras, o valor em conta pode ser utilizado pelo banco para fazer suas transações diárias, além de possivelmente ser investido pelo titular da conta, o que é benéfico para a financeira.

Veja também: Cashback: como funciona e quais benefícios

ame-cashback

Opções de cashback por segmento

Agora que você já entendeu como o cashback pode beneficiar as empresas, independentemente de qual segmento, que tal conhecer algumas possibilidades de setores que oferecem esse serviço, bem como exemplos de empresas? Veja a seguir.

Aplicativos de pagamento

Inicialmnte,

Aplicativos de pagamento possibilitam que as pessoas paguem suas contas ou demais serviços e produtos com descontos e benefícios. Ele é como uma carteira digital que possibilita esse tipo de transação.

Não raramente, esses aplicativos também oferecem outros serviços financeiros, como cartões de crédito, investimentos e empréstimos.

Empresas como PicPay, Mercado Pago e PagBank oferecem cashback no pagamento de diversos dos serviços do seu portfólio, desde recargas de celular, até o contas. 

Cada um possuirá uma condição de retorno diferente, mas o dinheiro pode ser utilizado em novas compras ou até mesmo transferido para um banco.

Varejo

Como citamos, empresas como Magazine Luiza e Lojas Americanas também possuem o seu cashback. Nos casos de cadastros em programas das empresas, existem particularidades na forma de conseguir o cashback em cada uma.

O MagaluPay, por exemplo, deve ser ativado por meio do aplicativo. Então, as compras com cashback feitas tanto online quanto nas lojas físicas retornam um saldo em conta, que pode ser acessado pelo app. Basicamente, é como um conta digital exclusiva da loja.

Similar é o AME, das Lojas Americanas. Ele é um serviço de carteira digital da própria empresa que, assim como no caso da Magalu, oferece possibilidades em cashback e descontos em serviços pelo app, como compras e recarga de celulares.

Financeiras

O principal benefício do cashback em financeiras é a liberdade na utilização dos valores. Isso porque o dinheiro volta diretamente na sua conta em débito, podendo ser utilizado como preferir: compras no débito, depósitos, pagamentos e por aí vai.

Nos casos citados anteriormente, de Nubank e Banco Inter, são centenas de empresas parceiras disponíveis nos marketplaces, ainda que cada uma tenha suas peculiaridades.

A Nu Shopping, como é chamada a loja online do Nubank, tem acesso restrito aos clientes do banco. Por isso, só é possível comprar por meio do aplicativo e ter o retorno do cashback em conta Nubank.

No caso da Inter Shop, por outro lado, não é necessário possuir conta nesse banco. Na verdade, as compras podem ser feitas até mesmo por meio do site e os retornos em cashback são feitos mesmo em outros bancos, informados na hora da compra. 

Só é preciso atenção em um detalhe: o cashback para outros bancos é de apenas 70% do total que seria recebido integralmente.

(Com Iuri Santos)

Imagem: Kolonko / shutterstock.com