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O que é Cashback e como funciona?

Cashback é uma forma de atrair clientes e promover um diferencial, ou mesmo se igualar aos concorrentes

Os programas de cashback – que na tradução literal quer dizer “dinheiro de volta” – estão cada vez mais populares no Brasil. Não apenas empresas especializadas nisso, mas negócios segmentados também já oferecem opções de retornos financeiros na compra dos seus produtos.

Por mais que esteja se popularizando no varejo e em empresas financeiras, o cashback ainda atrai curiosidade e até mesmo receio, em relação aos seus reais benefícios.

Segundo a plataforma Google Trends, que mede o interesse das pessoas por determinados termos na plataforma de buscas, desde 2019 as buscas pela palavra “cashback” só têm subido.

Em uma métrica que vai de 0 a 100, hoje o termo atinge o número 84. O seu pico de interesse em toda a história foi justamente em novembro de 2022, no mês da Black Friday.

Para quem deseja entender melhor quando esse benefício vale a pena e até mesmo como ele funciona, é só continuar neste artigo!

A origem do cashback

Com a popularização do cashback no Brasil, pode-se ficar a impressão de que essa é uma inovação recente. Mas não é bem assim. Já nos anos 90, empresas nos Estados Unidos e no Reino Unido ofereciam essa possibilidade.

A criação deste benefício está associada à companhia de recompensas Ebates, criada em 1998. Em parceria de negócio com dezenas de empresas, ela oferecia um retorno financeiro de seus produtos aos clientes.

Posteriormente, a Ebates seria comprada pelo conglomerado de tecnologia japonês Rakuten. Hoje, o serviço de cashback da antiga Ebates está englobado na Rakuten Rewards, marca do conglomerado.

No Brasil, como indicam as pesquisas do Google, a popularização do cashback ocorreu bem mais tarde, apenas em meados dos anos 2010. 

Isso não quer dizer, entretanto, que não existam empresas de referência na área hoje.

Beblue, Méliuz, Cashola e Mooba são alguns exemplos nacionais de empresas famosas na área.

Como funciona o cashback

Atualmente, o cashback é uma forma de atrair clientes e promover um diferencial, ou mesmo se igualar aos concorrentes. 

Não à toa, feriados do comércio, como o Dia das Crianças, o Dia das Mães e a Black Friday, têm se aproveitado dele como uma forma de vender mais.

Basicamente, o cashback é o retorno de uma parte da compra em valores para futuras transações. 

Por exemplo: comprar um produto de R$ 300 com um cashback de 10% significa que R$ 30 reais retornarão para utilizar em compras futuras. 

O valor pode ser utilizado em diferentes produtos e até lojas, dependendo de como funciona o cashback da empresa.

A diferença entre a porcentagem de retorno depende de quem está oferecendo. Empresas especializadas em benefícios têm um portfólio grande de parceiros que podem dar quantidades diferentes de retornos. 

Ao mesmo tempo, uma loja pode criar uma promoção em que o cashback será igual para todos os produtos. Por isso, é importante ficar atento aos critérios de cada estabelecimento e empresa.

Alguns negócios podem retornar o valor em dinheiro na própria conta corrente do cliente. Esse valor pode ser utilizado não apenas em compras futuras, mas no dia a dia, para qualquer movimentação financeira.

Esses casos são mais comuns em financeiras, que podem oferecer compras em cashback nas lojas de parceiras. Depois da compra, o valor descontado do saldo é o equivalente ao da compra, com a subtração do cashback.

Contudo, existem também as opções de cashback em créditos para futuras compras. Nesse caso, o cliente compra um produto ou paga por um serviço e, ao finalizar a transação, fica com um crédito associado ao seu cadastro.

O exemplo mais tradicional é o de varejistas e lojas de departamentos. Com o dinheiro em conta, só é possível utilizá-lo para novas transações na mesma empresa.

Veja também: PIX: conheça as diversas modalidades de pagamento

cashback
Imagem: StockStyle/shutterstock.com

Cashback é “dinheiro de graça”?

Você pode estar se perguntando: “afinal, como isso beneficia as lojas?”. Pode parecer que o cashback não faz sentido, já que não segue uma regra mais comum, ao retornar dinheiro depois de uma compra.

Mas saiba que a estratégia é benéfica aos negócios. Existem alguns motivos que explicam o oferecimento desse benefício pelas empresas, que explicamos melhor a seguir.

Fidelidade

Um dos principais motivos para que uma empresa ofereça o cashback é a fidelidade. 

Possuir um crédito em compras futuras disponível para a mesma empresa é um estímulo para o cliente retornar e fazer novas aquisições nela, quando necessário.

Além disso, por ter se popularizado como um atrativo em promoções, uma empresa que não oferece cashback pode estar em desvantagem, enquanto seus concorrentes oferecem o benefício.

Dinheiro investido

Também é comum que financeiras ofereçam como possibilidade de cashback retornar um dinheiro com sugestão de investimento. 

Se um banco investe o dinheiro retornado, ele também está trabalhando com uma margem de lucro no investimento, normalmente.

Somado a isso, também está a própria natureza das financeiras. As empresas que aceitam a compra no crédito precisam pagar uma taxa pela operação. 

As financeiras podem oferecer um cashback próximo desse valor e, ao invés de devolver o dinheiro, estão apenas abrindo mão do que receberiam na transação. 

O dinheiro parado em uma conta corrente também é utilizado pelos bancos para diversos fins. 

Apesar dele estar assegurado na conta de determinada pessoa, o montante que a financeira possui será operado em investimentos, saques e empréstimos, por exemplo.

Aquisição de dados

Em quase todos os casos de cashback, é necessário fazer um cadastro, baixar um aplicativo, cadastrar um cartão; enfim, fornecer dados. Hoje, isso é fundamental para qualquer empresa.

Isso porque meios de comunicação com os clientes, bem como uma avaliação do seu perfil de compra, fazem parte das estratégias de marketing.

Ao criar uma conta em uma empresa para receber cashback, o cliente está fornecendo o seu e-mail, por exemplo. Isso garante que anúncios segmentados sejam enviados, aumentando as chances de conversão dos negócios.

Veja também: Cashback: quais empresas e setores oferecem o ‘dinheiro de volta’

O cashback é seguro?

Essa talvez seja uma das principais dúvidas de todos que buscam por um cashback. Provavelmente, depois da explicação sobre como as empresas se beneficiam dele, fica um pouco mais simples entender que não se trata de algo muito “estranho” às negociações normais.

Contudo, a regra que serve para qualquer aquisição continua valendo, especialmente na internet: saiba de quem você está comprando. 

Cashbacks dos aplicativos de bancos ou lojas online consolidadas certamente serão confiáveis.

Por outro lado, especialmente em feriados comerciais, como a Black Friday, muitos golpistas podem se aproveitar das grandes promoções para enganar usuários. 

Estar atento ao link do site, avaliações dele no Google ou serviços como Reclame Aqui são boas ideias.

Veja também: Conheça 8 tipos de empresa com cashback

(Com Iuri Santos)

Imagem: CHUYKO SERGEY / shutterstock.com