Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Caso envolvendo a Caixa gera alerta para clientes do banco

Situação em agência da Caixa Econômica Federal acende alerta para clientes do banco público. Confira detalhes!

Avatar de Hannah Aragão Hannah Aragão · · 2 min de leitura
Fachada de uma agência da Caixa Econômica Federal

No último sábado (24), situação ocorrida em uma agência da Caixa Econômica Federal fez acender alerta para usuários da instituição financeira quanto à segurança. O caso foi registrado na unidade da Rua Dona Alexandrina, no Centro de São Carlos, município do estado de São Paulo.

A Guarda Municipal, solicitada por um cliente do banco, foi chamada ao local onde foi feita a apreensão de um “chupa cabras”.

“Chupa cabras” é encontrado em agência da Caixa Econômica Federal 

O dispositivo chamado de “chupa cabras” é utilizado por criminosos para prender cartões em caixas eletrônicos. Dessa vez, o caso aconteceu em uma agência da Caixa, onde, além do item, também foi encontrado um papel, fixado no caixa eletrônico, constando um telefone 0800 falso apontado, no entanto, como o número da instituição financeira.

O “chupa cabras” foi encontrado por um cliente do banco público que, ao notar o dispositivo, chamou a Guarda Municipal que realizava uma ronda nas proximidades. Segundo as informações, no local, apenas o caixa eletrônico em que o dispositivo foi encontrado estava funcionando. 

O correntista afirma que havia um indivíduo na agência, antes da chegada da viatura, que pedia de maneira insistente, para que ele ligasse no número disponível no adesivo para resolver a situação do cartão preso no caixa eletrônico.

Ao desconfiar que se tratava de um número falso, e não do número de atendimento da Caixa, o cliente afirmou que ligaria para a polícia. Nesse momento, o homem, que não foi identificado, fugiu.

Alerta para cliente do banco

O alerta vale não somente para usuários da Caixa. Apesar da digitalização dos serviços financeiros, golpes antigos ainda são aplicados de maneira manual, como é o caso do uso do dispositivo “chupa cabra”, que já foi mais comum, porém segue em prática.

Por essa razão, o cuidado não deve ser somente para os serviços digitais. Ao ir até uma agência bancária, esteja atento e somente aceite ajuda de funcionários identificados. Se houver algum problema, certifique-se que está buscando ajuda em um canal oficial do banco.

De acordo com as informações, a Polícia Civil deve investigar o caso do “chupa cabras” encontrado nessa unidade da Caixa.

Imagem: Lais Monteiro / shutterstock.com

Compartilhar
Seu Crédito Digital

Descubra tudo que você tem direito

Benefícios, crédito e dinheiro esquecido: veja as ofertas e ferramentas que separamos para o seu perfil.