Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ceia de Natal gastando pouco: veja como economizar

Para criar o clima natalino e servir boa comida, os brasileiros terão de gastar um pouco mais. Veja dicas para economizar na ceia de Natal!

O fim do ano se aproxima e junto com ele chega a boa e velha tradição natalina de deixar a casa decorada, receber os entes queridos e planejar o ponto alto da noite de Natal: a ceia.

Contudo, para criar o clima natalino e servir uma boa comida, os brasileiros terão de gastar um pouco mais este ano. Segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação subiu 7,8% em outubro deste ano, assim como no mesmo período do ano passado.

O movimento do índice inflacionário resulta no aumento de preço de alimentos e bebidas. Nesse cenário, o consumidor tem que pensar em estratégias para economizar. Confira aqui algumas dicas!

Como economizar na ceia de Natal?

Buscar marcas menos famosas no mercado

Com os alimentos mais caros, uma alternativa para o anfitrião da ceia de Natal não estourar o orçamento é escolher marcas menos famosas do setor alimentício, pois, geralmente, sempre estão mais em conta nos supermercados brasileiros. 

Definir quantos convidados participarão da festividade 

Para economizar, outro passo importante é definir a quantidade de convidados. Isso facilita na hora de escolher quais pratos e bebidas serão servidos.

Além disso, também contribui com a produção de comida proporcional aos participantes, ajudando, assim, a evitar gasto com excesso de alimentos. Para isso, um grupo no WhatsApp pode ser um grande aliado. Por meio dele, uma lista de presença pode ser feita. 

Definir orçamento

Após ter a confirmação de quantas pessoas vão participar da ceia, o próximo passo é definir o orçamento. Nesse caso, o anfitrião pode calcular um valor médio para os confirmados, isso em relação às comidas e bebidas.

Depois do cálculo, é importante ver o que se encaixa no orçamento. Outra dica importante é a divisão das contas com os confirmados. Dessa forma, o bolso pode ser aliviado. 

Planejar cardápio

Depois de delimitar o orçamento, é hora de planejar o cardápio. Esse passo deve ser feito com antecedência, pois, dessa forma, o consumidor consegue fazer uma pesquisa de preços nos mercados.

Além disso, vale lembrar que é comum que os preços na véspera do dia 24 de dezembro tendem a subir.

Imagem: Alexander Raths/shutterstock.com