Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Acessibilidade: como escolher um celular para pessoas idosas?

Veja algumas dicas e saiba como decidir pelo melhor aparelho.

0

Escolher celular atualmente, principalmente com tanto acesso à informações na internet, parece tarefa fácil; ainda mais com a quantidade de sites e portais que fazem reviews desses produtos.

Porém, quando falamos em escolher um aparelho para uma pessoa idosa, isso pode ser um desafio. Afinal, bem longe da necessidade de smartphones com os melhores atrativos e boas câmeras, o público da terceira idade precisa que o aparelho o auxilie e facilite seu uso. Então, como fazer a escolha certa? Confira algumas dicas a seguir.

Acessibilidade: como escolher um celular para pessoas idosas?

Assim, quando falamos em procurar um celular para pessoas idosas, é preciso pensar logo no básico. Ou seja, o aparelho que permitirá que esse usuário utilize as funções mais importantes de forma fácil e intuitiva. Além disso, muitas vezes o valor também é um fator decisivo. Portanto, é importante estar atento a alguns detalhes.

O primeiro deles é a tela e a visibilidade. Afinal, esse é o principal meio de consumo de informações do telefone. Feature phones, por exemplo, tendem a ter telas de LCD, com tamanho por volta de 1,8 a 2,4 polegadas devido à presença de botões físicos na parte frontal. Porém, há diversos modelos de celular alternativos que exibem caracteres, números e elementos grandes e destacados na tela. Isso sem dúvida melhora muito a visualização para os idosos.

Já os smartphones podem ultrapassar as 6,5 polegadas. Contudo, como os botões físicos são poucos, é importante escolher um modelo que seja otimizado para exibir as informações em tamanho adequado para o idoso. Qualquer que seja a sua escolha, as informações devem ser exibidas em tela de forma totalmente legível para que a pessoa possa operar o aparelho com autonomia.

O que mais procurar em um aparelho para este tipo de usuário?

Outro ponto importante na hora de buscar um aparelho assim é em relação a teclas grandes e botões de emergências. Afinal, sabemos que muitos idosos têm dificuldade de interação com telas touch. Nesse sentido, é importante que o celular, no caso dos feature phones, tenha teclas grandes e que proporcionem interação sem erros. Alguns modelos, inclusive, oferecem opção de diferenciação de cor nas teclas de ligar e desligar.

Já o botão de emergência é bem importante. Com ele, é possível registrar números de confiança, normalmente chamados de “botão SOS”. Desse modo, o idoso pode enviar mensagens ou fazer chamadas de forma automática. Isso é especialmente útil para pessoas que moram sozinhas.

Enfim, a maioria dos smartphones é vendida com diversos aplicativos instalados de fábrica, mas com pouca funcionalidade. Sendo assim, o ideal é apagar os aplicativos irrelevantes, para não confundir o idoso. Então, essas são algumas das dicas. Para saber mais sobre o assunto, consulte um vendedor especializado e peça ajuda na hora de encontrar o celular ideal!

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: fizkes / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...