Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Censo divulga número de habitantes do Brasil

A prévia foi divulgada por conta da necessidade de envio dos dados do Censo ao Tribunal de Contas da União (TCU). Saiba mais!

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (28) uma prévia do Censo Demográfico 2022. De acordo com o instituto, a população brasileira atual é de 207,8 milhões de habitantes. 

A divulgação da prévia acontece por conta da necessidade de envio dos dados do Censo ao Tribunal de Contas da União (TCU). Os dados do IBGE são necessários para que TCU realize os cálculos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), para decidir a quantidade de recursos que as prefeituras precisam. 

Número de habitantes determina valor dos repasses aos municípios 

O Censo Demográfico acontece a cada dez anos. Contudo, em meio a pandemia e às dificuldades para a contratação de recenseadores, o Censo 2022 acontece com atrasos. Os números deveriam ser entregues até o dia 26 de dezembro ao Tribunal de Contas da União. 

Como citado anteriormente, o encaminhamento dos dados acontece para que o TCU defina o repasse de recursos financeiros aos municípios brasileiros. Os valores são divididos com base no número de habitantes de cada cidade. 

Dessa forma, quando há o Censo, o IBGE compartilha os dados com o TCU. Contudo, neste ano, como houve atraso na realização do Censo, houve apenas a divulgação da prévia.

Para a estimativa da população, o instituto usou como base metodologias adaptadas e projeções a partir dos dados já coletados pelo instituto até o dia 25 de dezembro. 

“A divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada”, afirmou o IBGE.

A pandemia e falta de orçamento atrasaram a pesquisa

O Censo Demográfico de 2020 foi adiado duas vezes. Em 2020, o adiamento se deu devido a pandemia de Covid-19. Já em 2021, a falta de orçamento para a realização do levantamento fez com que o Censo não acontecesse. Em 2022, a pesquisa começou a ser realizada pelo IBGE. 

Com isso, o instituto iniciou suas entrevistas em agosto deste ano. Contudo, até o dia 25 de dezembro, 83,9% havia sido recenseada. As entrevistas para o Censo deveriam ter acabado em outubro. Contudo, o IBGE precisou estender o prazo de conclusão para dezembro. Mesmo assim, o IBGE não cumpriu o prazo e definiu uma nova para janeiro. 

De acordo com o IBGE, o atraso para a conclusão do Censo 2022 se dá pela dificuldade do instituto para contratar e manter os recenseadores, que são os responsáveis por entrevistar as pessoas dos aproximadamente 75 milhões de domicílios do país.

Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com