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Chegada da Black Friday gera ALERTA URGENTE para brasileiros

Prepare-se para a Black Friday 2023! Conheça os principais golpes que ameaçam varejistas e descubra medidas efetivas para evitar fraudes.

A Black Friday representa uma alta lucratividade para os varejistas. Contudo, também traz consigo uma preocupação constante: o aumento nos casos de fraudes nas compras online. De acordo com dados do Relatório Varejo 2023, o último ano registrou um crescimento significativo em fraudes no Brasil, com 36% dos profissionais do setor varejista relatando investidas de fraudes em seus negócios.

Assim, além de oferecer as melhores ofertas, os varejistas também precisam garantir a segurança de seus clientes e de seu próprio negócio. Por isso, é fundamental conhecer os principais tipos de golpes e tomar as devidas medidas preventivas.

Quais são as principais fraudes na Black Friday?

Na imagem, mulher com sacola escrito "Black Friday"
Imagem: Feelimage / shutterstock.com

Eduardo Daghum, CEO e fundador do Grupo Horus, apresenta os principais golpes dos quais os varejistas devem estar atentos, além de oferecer sugestões para a prevenção de fraudes durante a temporada de compras frenéticas da Black Friday.

O golpe do cartão de crédito

O golpe do cartão de crédito envolve o uso não autorizado dos dados do cartão por terceiros para realizar compras fraudulentas. A prevenção contra esse tipo de golpe inclui a verificação rigorosa dos dados do cliente, validação da venda junto às administradoras de cartão de crédito e a autenticação em duas etapas.

“A utilização de soluções de detecção de fraudes é capaz de identificar padrões e comportamentos suspeitos. Também é indispensável manter uma política de privacidade que esclareça como os dados dos clientes são coletados, usados e protegidos”, explica Daghum.

Chargeback: amigo ou inimigo?

Embora o chargeback seja uma proteção para o consumidor, pode ser usado de maneira indevida para obter produtos ou serviços sem custo algum. Isso resulta em prejuízos para os varejistas. “Para se proteger, os lojistas devem manter registros detalhados de suas vendas, além de optar por métodos de entrega rastreáveis”, informa o CEO.

Invasão de conta: um golpe desafiador

O golpe da invasão de conta é um esquema que envolve o aprisionamento das informações de uma conta já existente para empreender compras fraudulentas. “Ter como base métodos de fortalecimento do processo de autenticação e de atualização constante dos sistemas de verificação de dados é uma prática indispensável para prevenir este tipo de operação fraudulenta.”, finaliza.

Como os varejistas podem se proteger das fraudes?

Para combater esses golpes, os varejistas devem investir em medidas preventivas de segurança. No caso das fraudes com cartões de crédito, por exemplo, é importante realizar uma verificação rigorosa dos dados dos clientes e da venda junto às administradoras. Além disso, uma política de privacidade clara é essencial para proteger os dados dos clientes.

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No caso dos chargebacks, é essencial utilizar métodos de entregas rastreáveis e manter registros detalhados de vendas para evitar prejuízos. Em relação às invasões de contas, a dica é fortalecer o processo de autenticação e investir em ferramentas de biometria.

Imagem: Feelimage / shutterstock.com