Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS anuncia novidades no processo de perícia médica

O INSS revelou uma ótima novidade aos seus contribuintes que precisam passar pela perícia médica do benefício por incapacidade; confira.

A perícia médica do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) conta com uma série de novidades. Assim, as notícias relacionadas ao instituto estão diretamente vinculadas à necessidade de acelerar a longa fila de espera da perícia médica, análise e concessão dos benefícios.

Nesse sentido, o INSS decidiu manter suas agências funcionando no dia 03. Neste ponto, devemos lembrar que na quinta-feira (02) foi feriado nacional, e com isso, comércios, indústrias, escolas, órgãos e demais instituições públicas e privadas decidiram “enforcar”.

O INSS seguiu no sentido contrário e atendeu os agendamentos presenciais da perícia médica. Sendo assim, se você foi a uma agência do instituto para realizar sua perícia, mas não encontrou um perito disponível, terá o direito de fazer a perícia médica online.

O que é a perícia médica online do INSS?

O INSS introduziu uma inovação significativa para beneficiar segurados que precisam solicitar o auxílio por incapacidade temporária, conhecido popularmente como auxílio-doença.

O novo serviço é o Atestmed, e através dele, você consegue solicitar o auxílio-doença por meio da análise dos seus documentos. Dessa forma, o processo é agilizado e a necessidade da perícia médica presencial já não é mais obrigatória.

Veja também:

China invade metalúrgicas brasileiras

Uma das principais vantagens do Atestmed é a eliminação das limitações territoriais e prazos mínimos de espera para o agendamento de uma perícia médica presencial. Com esse novo serviço, qualquer pessoa pode fazer a solicitação e anexar os documentos exigidos.

Como é possível fazer a perícia médica do INSS online?

Na ida à agência do INSS no dia 3 de novembro, alguns beneficiários se depararam com a ausência do perito. Dessa forma, outro agente deve ter solicitado cada documento. Caso isso tenha ocorrido, esse funcionário do instituto irá anexá-los ao Atestmed.

No caso de não ter acontecido, você mesmo pode realizar esse processo. Para isso, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Lá, você terá a opção de solicitar “Auxílio por incapacidade temporária – Análise Documental – AIT”.

Após isso, basta enviar os documentos exigidos. Isso inclui, por exemplo, documentos de identificação pessoal, documentos relacionados ao médico que concedeu o diagnóstico, atestados, exames, entre outros.

Imagem: NIKCOA / shutterstock.com