Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cidades mais caras do mundo para se viver; confira quais são

Veja quais são as 10 cidades mais caras do mundo para se viver atualmente e os motivos por trás das posições.

Se você pensa em se mudar de cidade no futuro, é preciso conhecer o ranking das cidades mais caras para se viver! As informações são da pesquisa “Worldwide Cost of Living” (“Custo de vida global”, em tradução livre), de 2023, feita pela Economist Intelligence Unit.

A pesquisa levou em consideração diversos itens, como: altos custos de mantimentos, álcool, carros, propriedades, itens domésticos e atividades de lazer. Como falamos acima, a lista das cidades leva em consideração todas as regiões do mundo.

Veja quais são as cidades mais caras do mundo para viver

Vista panorâmica de Nova York, uma das cidades mais caras do mundo, com a estátua da liberdade.
Imagem: shutterupeire / Shutterstock.com

Segundo o estudo, as cidades de Cingapura e Zurique lideram o ranking das cidades mais caras para se viver no mundo. Cada uma delas têm motivos diferentes, que citamos anteriormente. Confira o ranking das 10 cidades mais caras:

  • 1ª: Cingapura;
  • 2ª: Zurique, Suíça;
  • 3ª: Nova York, EUA;
  • 4ª: Genebra, Suíça;
  • 5ª: Hong Kong;
  • 6ª: Los Angeles, EUA;
  • 7ª: Paris, França;
  • 8ª: Copenhague, Dinamarca;
  • 9ª: Tel Aviv, Israel;
  • 10ª: São Francisco, EUA.

Por exemplo, Nova York encarece pela suas grandes oportunidades e também pela vida urbana, enquanto Genebra, por outro lado, é pela qualidade de vida. Além dessas, Hong Kong também desponta na lista, apesar de uma inflação geralmente mais baixa na Ásia, em virtude da sua economia dinâmica e o aquecido mercado imobiliário.

Veja também: Veículos isentos do IPVA 2024: veja se o seu está na lista

Nos Estados Unidos, as cidades de Los Angeles e São Francisco, famosas pelos seus setores de tecnologia e entretenimento prósperos, também apresentam altos custos de vida e estão entre as mais caras do mundo. Assim, apesar de motivos variados, são cidades também mundialmente famosas e conhecidas.

Qual a tendência geral de inflação?

Outro destaque da pesquisa é o aumento da inflação no cenário global, com um crescimento de 7,4% nos preços de bens e serviços no último ano. Apesar de se esperar uma desaceleração nos próximos meses, o estudo aponta para o potencial aumento dos preços da energia e dos alimentos devido aos conflitos geopolíticos e condições climáticas adversas.

Esses dados ilustram as complexas realidades econômicas que influenciam as cidades mais caras do mundo para se viver em 2023. Essas cidades, apesar dos custos elevados, atraem pessoas do mundo todo graças à combinação única que oferecem entre cultura, inovação e qualidade de vida. Entretanto, desfrutar plenamente dessas experiências exige recursos financeiros significativos.

Imagem: shutterupeire / Shutterstock.com