Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cientistas revelam que novo supercontinente está em formação

De acordo com estudiosos, a formação do continente deve fazer com que o Oceano Pacífico se feche

Pesquisas feitas na Universidade Curtin, na Austrália, revelaram a surpreendente descoberta de que o Oceano Pacífico está encolhendo e um novo supercontinente está em formação. Os estudos são liderados pelo professor e geofísico Chuan Huang.

Em publicação feita recentemente na revista científica National Science Review, as análises feitas apontam que, anualmente, o Pacífico diminui em 2,5 cm. O encolhimento resultará na formação do supercontinente, chamado de Amásia.

Supercontinente Amásia está em formação

Estudos científicos revelam que, há 300 milhões de anos, a superfície da Terra era composta por um supercontinente denominado Pangeia. Isso aconteceu no período Permiano, que antecedeu a formação da Terra como conhecemos atualmente, com diferentes continentes. 

De acordo com os estudos liderados por Huang, entre 200 a 300 milhões de anos, um novo supercontinente deve se formar. Ele irá surgir à medida que o Pacífico se fechar completamente.

Com a diminuição do oceano, que acontece em cerca de 2,5 cm por ano, deve ocorrer a colisão entre a América e a Ásia, resultando no supercontinente Amásia, como vem sendo chamado.

Ilustração do supercontinente Amásia
Imagem: Curtin University

A Terra passará por mudanças drásticas com a formação da Amásia

Com base na pesquisa, acredita-se ainda que a Austrália irá se unir à Ásia e posteriormente se conectar à América com o fechamento do Pacífico.

Os estudiosos afirmam que a formação do supercontinente resultará em mudanças significativas em relação ao ecossistema. Para o coautor da pesquisa, John Curtin, é provável que “o nível do mar seja mais baixo, e o vasto interior do supercontinente será muito árido com altas temperaturas diárias”.

Anteriormente, em outros estudos, cientistas apontaram que, nos últimos 2 bilhões de anos, a cada 600 milhões de anos os continentes se colidiram para a formação de um único supercontinente. O fenômeno é chamado de “ciclo do supercontinente”.

Imagem: NicoElNino/shutterstock.com