Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estes apps reduzem a vida útil da bateria do celular Android

Existem alguns aplicativos que podem diminuir a expectativa de vida útil da bateria do celular Android. Confira quais são!

Cada vez mais a utilização de diversos aplicativos se torna mais comum para usuários de smartphone. Esses apps visam facilitar a vida dos usuários. Entretanto, alguns aplicativos podem forçar mais a bateria do aparelho, diminuindo, assim, a vida útil dela.

Muita gente não sabe quais aplicativos oferecem esse risco. Na matéria abaixo iremos abordar alguns aplicativos que podem diminuir a vida útil do seu aparelho celular.

Apps que diminuem a vida útil do celular Android

De início, é importante explicar que cada aparelho tem um tempo de vida útil único, que pode ser afetado de acordo com o uso. Sendo que algumas utilizações podem afetar a durabilidade do smartphone.

Tendo isso em mente, a utilização de alguns aplicativos pode diminuir a vida útil do aparelho por utilizar muito da bateria. Sendo assim, alguns aplicativos, como Netflix, Spotify, Facebook e Google Maps, estão inclusos nesse possível risco.

Netflix

Sendo uma das mais populares e utilizadas plataformas de streaming, o aplicativo da Netflix é também responsável por um alto consumo de bateria e memória de smartphones, principalmente se o usuário fazer o download de filmes e séries.

Spotify

Tal como a Netflix, o Spotify se destaca como um dos maiores serviços de músicas do mundo. Entretanto, quando é utilizado por meio de pacote de dados — 3g, 4g, ou até mesmo o novo 5g — o aplicativo consome muita bateria.

Facebook

O aplicativo de uma das principais redes sociais do mundo requer vários recursos do aparelho celular de maneira simultânea. Dessa forma, ao utilizar funções de digitação, interação, funções visuais, sonoras, e diversas outras, consome bastante bateria.

Google Maps

Por fim, entre os aparelhos listados, o Maps se destaca no consumo de bateria em virtude da ferramenta de GPS, que praticamente monopoliza a bateria do aparelho, ao rastrear movimento e localização do usuário.

Outro ponto que aumenta o consumo de bateria é que quase sempre o aplicativo é utilizado em conjunto com os dados móveis.

Como cuidar da bateria do celular

Para encerrar, existem algumas medidas que os usuários de smartphone podem adotar, visando preservar da melhor maneira possível a bateria, o que pode aumentar a vida útil do aparelho.

Entre esses cuidados, um deles consiste em não ficar desligando e ligando o aparelho Android frequentemente.

Outra dica importante é só colocar o aparelho para carregar quando a bateria se encontrar abaixo de 20% ou até 10%, e não permitir que a bateria do celular descarregue completamente.

Imagem: Primakov / Shutterstock.com