Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Clientes DESTA companhia elétrica terão direito a crédito mais barato

A iniciativa da companhia já está valendo e deve favorecer clientes no mercado de crédito. Confira mais detalhes!

A companhia elétrica Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) começou a enviar informações de clientes que pagam a conta em dia ao banco de dados do Cadastro Positivo. Dessa maneira, esses usuários passam a ser bem vistos no mercado de crédito e têm acesso às menores taxas em empréstimos e financiamentos

Esse banco reúne o histórico de créditos de pessoas físicas e jurídicas do país, como cartões de crédito, comércio, contas de luz e outros tipos de serviços. De 2019 até este momento, o modelo de adesão ao cadastro beneficia mais de 22 milhões de usuários, mas o número deve aumentar com o ingresso do setor de energia.

Cliente da companhia elétrica pode ser identificado como bom pagador mesmo sem comprovação de renda

Douglas Heleno Penaforte, gerente de Privacidade e Proteção de Dados da Cemig, destaca que o Cadastro Positivo possibilita que o consumidor seja identificado como bom pagador, ainda que a renda não seja comprovada. Segundo ele, a iniciativa favorece toda a sociedade, principalmente às pessoas que possuem menor poder aquisitivo.

Apenas em Minas Gerais, a Cemig possui mais de 8,7 milhões de consumidores, espalhados pelos 774 municípios do estado. Além da presença em território mineiro, a companhia tem ativos e negócios em outros 24 estados e no Distrito Federal.

Como funciona a inserção de dados no Cadastro Positivo?

A inserção de dados no Cadastro Positivo ocorre de forma automática para todos consumidores e empresas que se relacionam com o mercado de crédito. De acordo com pesquisas feitas por empresas como Serasa, SPC, entre outros, o sistema pode favorecer cerca de 22 milhões de cidadãos, o que corresponde a mais de 10% da população do país.

Portanto, a pessoa que deseja consultar o cadastro usando seu histórico de pagamentos deve se cadastrar em sites como Serasa, Boa Vista, Quod, SPC Brasil e TransUnion. Assim, aumentam as chances de conseguir não só crédito mais barato, mas também outros benefícios.

Imagem: Renata Photography / Shutterstock.com