Exclusivo: Clientes do Banco do Brasil reclamam de cadastro das chaves Pix sem consentimento

São 4 tipos de chave Pix: CPF/CNPJ, e-mail, telefone celular ou uma chave aleatória

0

Nos últimos dias, recebemos relatos de vários leitores, que tentaram fazer o cadastro das chaves Pix em contas digitais, como o Nubank, e não conseguiram, pelo fato de já terem a chave cadastrada em outra instituição financeira. Uma delas é o Banco do Brasil, que o pessoal alega não terem feito cadastro e ele ter sido feito pela própria instituição. Será que procede isso?

É provável que você também goste:

Banco Inter bate recorde no trimestre e supera 7,2 milhões de clientes

Nubank, Santander e BB oferecem prêmios de até R$ 100 mil para quem se cadastrar no Pix.

C6 Bank reduz em mais de 60% a taxa de crédito à vista nas maquininhas C6 Pay

Cadastro de chaves Pix

É muito importante que você escolha uma instituição financeira para cada chave. No caso de cadastros em duplicidade, provavelmente só o primeiro registro será válido perante o Banco Central, mas você terá a opção de revogar a qualquer momento, usando a portabilidade para outro banco.

Os quatro tipos de chaves Pix que o usuário pode utilizar são CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória. A chave poderá ser usada para operações financeiras no meio de pagamento instantâneo operado pelo Banco Central do Brasil, o Pix.

Entretanto, não é obrigatório cadastrar a chave para fazer e receber um Pix. Contudo, ter a chave, faz com que a identificação do cliente seja facilitada e a transação feita de forma mais ágil. Para receber uma transferência, por exemplo, basta fornecer para o pagador apenas a chave Pix ao invés de ter que passar o número da conta, agência, dentre outras informações.

Posicionamento do Banco do Brasil

Entramos em contato com a assessoria de imprensa do Banco do Brasil, e eles nos responderam que pode ter acontecido algum aceite do cliente, sem que ele tenha percebido. Saiba como é feito o cadastramento das chaves.

Confira o posicionamento oficial do BB:

“O Banco do Brasil oferece o cadastramento das chaves PIX nos canais digitais e na agência, seguindo todos os protocolos definidos pelo Banco Central. O registro é feito somente com autorização do cliente, por meio da escolha da chave que deseja cadastrar no BB e com experiência simples, segura e intuitiva.”

Recebemos relatos de outras instituições, como o Mercado Pago, que não se posicionou até a publicação desta matéria sobre o cadastro das chaves do Pix sem o consentimento dos usuários.

E você, passou por alguma situação parecida com as chaves Pix? Deixe seu comentário logo abaixo e contribua com as nossas matérias e com os demais leitores.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: Sulastri Sulastri via shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais