Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Clientes do Nubank que aceitaram BDR vão perder seu ‘pedacinho’ em breve: saiba como evitar

Veja o que mudou no sistema de BDR do Nubank e o que isso significa, aprendendo o que fazer para não perder o seu ‘pedacinho’

Em 2021, o Nubank surpreendeu seus clientes ao oferecer a eles um ‘pedacinho’ da empresa na forma de BDRs, que representavam uma fração de uma ação da Nu Holdings, empresa líder do grupo Nubank, negociada na Bolsa de Nova York.

Após quase dois anos, no entanto, o banco trouxe mudanças nas características das suas ações. Assim, os papéis deixaram de ser BDRs Nível III para se tornarem BDRs Nível I Não Patrocinados na B3. Com isso, muitos podem perder essas ações. Neste artigo, vamos explicar o que significa essa mudança e como evitar perder o seu ‘pedacinho’ do Nubank.

O que isso significa?

Os clientes que adquiriram os BDRs do Nubank durante o IPO têm três opções disponíveis. A primeira é trocar os BDRs por ações na Bolsa Americana. No entanto, fique atento, pois esse processo é restrito a quem possui pelo menos seis BDRs, pois uma ação na Bolsa Americana equivale a seis BDRs.

Outra possibilidade é converter os BDRs Nível III por BDRs Nível I Não Patrocinados. Por fim, o cliente também pode vender os BDRs e receber o valor correspondente. Assim, é possível evitar a perda desse BDR. Entenda a seguir como proceder.

Como evitar a perda dos BDRs do Nubank?

Para continuar com seu “pedacinho” do Nubank, os clientes precisam convertê-los para BDRs Nível I Não Patrocinados ou trocar por ações na Bolsa Americana. O processo é simples e pode ser feito pelo aplicativo do Nubank:

  1. Abra o aplicativo do Nubank (Android e iOS) e acesse o menu de investimentos;
  2. Selecione a opção “Pedacinho do Nubank”;
  3. Clique em “Entenda as mudanças do NUBR33” e, em seguida, em “Mais informações”;
  4. Escolha a opção desejada, seja a conversão para BDRs Nível I ou a troca por ações na Bolsa Americana.

BDRs Nível I: O que significa essa mudança?

Os BDRs Nível I são aqueles que possuem até 50 investidores institucionais. Além disso, esses investidores possuem um alto grau de especialização no mercado financeiro, o que faz com que não sejam necessárias tantas regulamentações para a emissão desses papéis.

Diferentemente dos BDRs Nível III, não é necessário registro na CVM nem divulgação de balanços em português. Quem emite esses papéis são empresas estrangeiras e a negociação deles acontece no Brasil, oferecendo uma opção de investimento para aqueles que desejam ter exposição a empresas listadas em bolsas estrangeiras.

Imagem: Nubank / Divulgação