Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Clube de pontos e milhas vale a pena? Como escolher o melhor?

Vantagens vão além do preço reduzido na compra das passagens aéreas.

0

Imagine pagar uma mensalidade e conseguir descontos e vantagens que vão além de preços reduzidos na hora de comprar passagens aéreas? Seria incrível, não é mesmo?

Pois é isso que prometem os clubes de pontos e milhas. Oferecidos por diversas companhias aéreas, esses programas oferecem preços reduzidos na compra de produtos, serviços, passagens e outras experiências que tornam a vida de quem viaja com frequência mais simples.

Mas, será que, apesar de tudo o que contamos aqui, vale a pena assinar um clube de milhas e pontos? E, se sim, como escolher o melhor? Há um segredo? Para responder a estas perguntas, elaboramos um texto, que colocamos abaixo. Confira.

É provável que você goste também

Banco Inter dobrou o número de clientes no primeiro trimestre

Como fazer uma cotação e vender as suas milhas na HotMilhas

Pagamentos com cartões crescem 17,3% somente no primeiro trimestre

Como os clubes de pontos e milhas funcionam?

Falamos bastante sobre os clubes de pontos e milhas, mas você sabe como eles funcionam? É bastante simples. Os membros destes clubes assinam um plano que lhes permite acumular uma quantidade de pontos e milhas fixa por mês, pagando uma mensalidade que equivale ao plano que adquiriram.

Quanto maior a quantidade de pontos e milhas incluídos no plano que assinaram, menor o custo dos mesmos, permitindo assim que os viajantes economizem na hora da compra das passagens.

Os membros dos clubes de pontos e milhas não recebem apenas a pontuação todos os meses. Eles podem, também, participar de promoções que dão o direito de usufruir de bônus diferenciados para transferir pontos de seu cartão de crédito para o programa, descontos ao resgatar passagens aéreas ou, ainda, pagar menos na hora de comprar produtos em shoppings parceiros.

Além disso, quem faz parte de um clube de pontos e milhas podem, ainda, ter descontos na compra de milhas, reservar bilhetes gratuitamente, acessar programas de fidelidade com direito à embarque preferencial, acesso a salas VIP nos aeroportos e outras vantagens, que variam de acordo com o clube a que o cliente está vinculado.

Vale a pena assinar um clube de pontos e milhas?

Uma pergunta muito comum que várias pessoas costumam se fazer é se vale a pena assinar um clube de pontos e milhas, sobretudo se a pessoa não tem o costume de fazer muitas viagens, mas acha interessante ter todas as vantagens que os clubes oferecem.

Bem, a resposta para isso é: depende. Como assim? Depende da frequência com que você acumula pontos e milhas.

clube de pontos e milhas
imagem: Maridav / shutterstock.com

Por exemplo, se você é o tipo de pessoa que acumula pontos e milhas regularmente, seja em passagens áreas, compras no varejo ou cartão de crédito, tem o hábito de resgatar esses pontos, ou quer juntar mais pontuação para conseguir resgatar passagens áreas ou outros produtos, por exemplo, aderir a um clube de pontos e milhas pode ser extremamente vantajoso, principalmente quando você extrai o máximo do programa.

Agora, se você quer só juntar pontos no clube, sem o uso do cartão de crédito ou de outras formas para acumular essa pontuação, aderir a um clube de pontos e milhas pode não ser tão vantajoso. Afinal, o valor que você gastaria pagando a mensalidade do clube pode ser o equivalente ao preço de uma passagem área de forma tradicional, sem milhas.

Mas, se você não é muito fã de seguir promoções, faz pouquíssimas viagens de avião e não entende nada ou pouca coisa sobre o funcionamento, aderir a um clube de pontos pode não ser para você. Será apenas dinheiro jogado fora.

Como saber se um clube de pontos e milhas vale a pena?

Você colocou tudo o que falamos na ponta do lápis e viu que o clube de pontos e milhas é para você, as quer saber se aderir é ou não um bom negócio? Bem, será preciso fazer algumas comparações.

A principal delas é avaliar o custo do acúmulo de pontos, somando os bônus e o valor de todos os benefícios e promoções que você poderia participar, em relação ao custo para conseguir trocar esses benefícios.

Gostou da ideia e vai aderir a um clube de pontos e milhas? Tenha em mente, também, que esse programa não é um investimento para médio e longo prazo. Por quê? Porque os pontos que você acumula acabam perdendo “valor de resgate” com o passar do tempo.

Então, deixá-los parados pode significar um grande prejuízo, e não a economia que você pensou ser possível quando decidiu entrar no programa.

Como escolher o clube de pontos e milhas certo para você?

Você está seguro de que se filiar a um clube de pontos e milhas é para você, mas ainda não sabe como escolher o programa certo? Calma, reunimos algumas dicas que vão tornar essa tarefa muito mais fácil.

Por exemplo, você já tem seu programa de fidelidade favorito? Tem algum que você use mais e está bastante satisfeito com ele? Então o mais recomendável é que você assine o clube de pontos e milhas desse programa, usufruindo de todas as promoções que ele lhe oferece.

Não tem um favorito? Ainda não sabe bem qual você pode escolher? Bem, então o primeiro passo é pensar o que você pretende fazer com os pontos que está acumulando. Tem um local para o qual você gostaria de viajar? Quando quer fazer essa viagem?

Pensou? Então é hora de fazer uma simulação de quantos pontos e milhas você precisará para viajar. Não se esqueça de considerar os períodos de alta temporada, férias e feriados, quando os preços das passagens aumentam.

Outro passo importante é saber com qual companhia aérea você costuma voar mais ou, ainda, aquela que oferta uma maior quantidade de voos na área em que você mora.

Não se esqueça, também, de avaliar quais empresas que você consome tem parceria com os programas que está avaliando. Pensar em tudo isso ajuda a escolher a melhor opção para a sua rotina.

Gostou de tudo o que leu? Então se prepare para assinar o clube de pontos e milhas, faça as malas e conheça o mundo pagando menos. Interessante, não é mesmo?

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: Krakenimages.com / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -