Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CNH ganha novas categorias; saiba se isso muda seu documento

Em meio a uma série de mudanças recentes na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), muitos motoristas brasileiros se encontram confusos e preocupados se precisarão renovar suas habilitações e, sem informações, ficam com medo de multas e perder prazos.

A introdução de novas subcategorias na CNH, como A1, B1, C1 e BE, levantou questionamentos sobre a necessidade de realizar novos testes teóricos e práticos. No entanto, todas as mudanças seguem um padrão internacional, visando a facilitar a fiscalização por agentes de trânsito estrangeiros, e as categorias da CNH no Brasil continuam as mesmas.

Entendendo as categorias da CNH

Mulher segurando CNH em mãos com fundo amarelo
Imagem: Pedro Ignacio/shutterstock.com

As cinco categorias de condutores no país tem divisão identificada pelas letras A, B, C, D e E. Algumas novidades estão presentes no formato da CNH, em termos de identificação visual de categorias mais específicas para os diferentes condutores.

Esse aspecto é onde se encontram as letras e números no rodapé da CNH. No entanto, essa mudança não afeta as cinco categorias tradicionais válidas no Brasil. Cada uma delas atribuída a condutores de diferentes tipos de veículos, desde motos (Categoria A) até veículos para transporte de passageiros com mais de 8 lugares (Categoria D).

Prazos de validade da CNH em 2024

Além das mudanças nas categorias, as regras para a validade da CNH também sofreram alteração. A validade passou a ser de 10 anos para pessoas com menos de 50 anos, de 5 anos para quem tem entre 50 e 70 anos e de 3 anos para quem tem mais de 70.

Atualmente, a penalidade para quem dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida é considerada uma infração gravíssima e pode resultar em multa de R$ 293,47. Além disso, são adicionados sete pontos à habilitação do condutor.

Como renovar a Carteira Nacional de Habilitação em 2024

O processo de renovação da CNH é simples, porém requer atenção aos detalhes. O requerente deve acessar o site do Detran do seu estado e seguir as instruções referentes à renovação. É importante não esquecer que, dependendo do caso, o condutor poderá ter que realizar exames médicos, inclusive toxicológicos.

Veja também:

INSS: confira os benefícios para quem tem câncer

Além disso, em todo Brasil, algumas pessoas têm a oportunidade de conseguir a gratuidade na CNH através do programa CNH Social. Alguns do critérios são: ter mais de 18 anos, comprovar renda de até 2 salários mínimos, estar desempregado por mais de 12 meses, entre outros. Por fim, é imprescindível que os candidatos cumpram as diretrizes estabelecidas pelo programa para participarem.

Imagem: Pedro Ignacio/shutterstock.com