Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CNH: saiba o que pode fazer você perder sua habilitação

Você sabe quais são os motivos que podem levar alguém a perder sua CNH? Confira o que não fazer e como evitar ter muitos pontos na carteira.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos mais importantes para os brasileiros. Afinal, é ela que fornece a permissão para dirigir no país. Atualmente, para conseguir a sua carteira de motorista, é preciso passar por um treinamento no Detran e, em seguida, realizar a prova de aptidão. Com isso feito, CNH em mãos!

Entretanto, o que nem todo mundo sabe são os motivos que podem fazer você perder a sua carteira de motorista. As multas são apenas um desses fatores. Existem muitos outros que você deve conhecer.

Então, para saber quais são os motivos que podem levar alguém a perder sua carteira de habilitação, confira o texto completo a seguir.

Pontuação na carteira e suspensão da CNH: confira as regras

Primeiramente, vamos falar da questão dos pontos na carteira. Basicamente, o acúmulo de pontos surgiu como uma solução para punir condutores imprudentes no trânsito. Assim, ao atingir um determinado número de pontos, você pode ter sua habilitação suspensa.

Recentemente, o limite de pontos necessários para ter a CNH suspensa passou de 20 para 40, caso não haja nenhuma infração gravíssima cometida pelo motorista nos últimos 12 meses. Em outros casos, a tabela de pontos é a seguinte:

  • 30 pontos: se o motorista tiver 1 infração gravíssima;
  • 20 pontos: se o motorista tiver 2 ou mais infrações gravíssimas.

E como são calculados os pontos na CNH? De acordo com a lei atual, uma infração gravíssima faz o motorista somar 7 pontos. Uma infração grave representa 5 pontos. A média, 4 pontos. E, por fim, uma infração leve soma 3 pontos na sua carteira.

Outros motivos que podem fazer você perder sua carteira de motorista

  • Dirigir sob a influência de álcool e recusar-se a fazer o teste do bafômetro;
  • Realizar manobras perigosas com o veículo;
  • Ultrapassar, sem autorização, um bloqueio policial;
  • Transportar passageiro em moto sem capacete;
  • Dirigir com velocidade acima de 50% além da máxima permitida.

Nesses casos, além da suspensão da CNH, você pode ficar até dois anos impedido de dirigir. Por fim, se você não sabe quantos pontos possui na carteira, é possível fazer essa consulta no site do Detran do seu estado.

Imagem: rafapress/shutterstock.com