Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CNU: confira dicas de especialista para o Concurso Unificado e garanta a sua aprovação

Participe do Concurso Nacional Unificado! Confira aqui informações importantes acerca desse projeto que envolve 220 cidades brasileiras.

O atual Concurso Nacional Unificado (CNU) disponibiliza um total de 6.640 vagas em 21 órgãos federais. Destes, 1.875 posições para pessoas com formação superior em qualquer área de conhecimento. Desse modo, a diversificação de cargos permite que candidatos de variadas especialidades possam concorrer.

Sendo assim, inclusive aqueles que não possuem diploma específico. Ademais, com destaque para as 300 vagas dedicadas à função de analista em tecnologia da informação no Ministério da Gestão e 900 para auditor fiscal do trabalho.

Porém, como o candidato do Concurso Unificado pode determinar se será capaz de se adaptar aos serviços requeridos? Isso tomando em consideração que possivelmente não são funções estudadas durante seu curso superior.

Concurso Unificado

Caderno escrito concurso público, celular, relógio, porquinho e dinheiro
Imagem: rafasotckbr/shutterstock.com

Segundo o professor Francisco Antônio Coelho Júnior, do Departamento de Administração da Universidade de Brasília, a resposta está em identificar o bloco temático de maior afinidade ao longo da análise do edital do concurso.

O professor relata que “quando analisamos o edital, vemos os oito blocos temáticos, e o candidato deve escolher um que esteja alinhado com seus interesses e motivações”. Ele salienta a variedade de blocos, desde administração pública e qualidade de vida até aspectos ambientais, que proporcionam oportunidades para candidatos de todos os níveis acadêmicos.

Superior no ranking de atrativos do concurso público, o professor aponta a remuneração como um fator determinante. Porém, ele alerta que deve-se levar em consideração outros pontos na hora da decisão pelo cargo, como identificação com o perfil e as competências exigidas.

Diversidade

Ele chama atenção para o “aspecto de uma remuneração não financeira, em que outros elementos são levados em conta, como as condições de trabalho, um ambiente agradável para se trabalhar. É muito importante que cada candidato tenha conhecimento do nível de dificuldade que vai enfrentar, a partir da natureza do cargo que ocupará”.

Veja também:

Ficou sem dinheiro? Veja a consequência de pagar apenas o mínimo da fatura

Ester Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, salienta o formato unificado do concurso. Assim, permitindo que pessoas de todo o Brasil concorram nas 220 cidades em que haverá aplicação das provas. Por fim, ela destaca a importância dessa diversidade e como isso contribui para a formação de uma burocracia que melhor representa a população.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com