Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Código de segurança da CNH: onde fica e para que serve?

A CNH passou por uma recente atualização e implementou código de segurança para garantir autenticidade do documento. Entenda!

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por uma recente atualização promovida pelo governo federal, visando aumentar a segurança do documento para os condutores brasileiros. Uma das principais mudanças foi a introdução de um código de segurança, que agora garante a autenticidade da CNH.

Antes de mais nada, devemos destacar que o código de segurança garante a autenticidade da CNH, em modelos mais antigos, esses dígitos são expostos no verso do documento. Já nos modelos emitidos após a atualização, o código de segurança é elegível através do QR Code. 

A partir disso, os agentes de trânsito conseguem conferir a autenticidade do documento. Consequentemente, a quantidade de fraudes e falsificações são menores. Veja ao longo do texto como o código será usado na prática.

Como o código de segurança da habilitação é usado?

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) explica que os dados presentes no QR code CNH são verificados através de um aplicativo específico. Essas informações estão diretamente vinculadas ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH).

A tecnologia do QR code implementada no documento permite que os dados sejam protegidos por criptografia, garantindo maior segurança e confiabilidade nas informações disponibilizadas no aplicativo.

Por que a CNH mudou?

A nova CNH, emitida desde junho de 2022, apresenta diversas mudanças em relação à versão anterior, buscando aprimorar a segurança do documento e facilitar a utilização dos serviços digitais relacionados à habilitação. 

As mudanças realizadas na CNH brasileira têm como objetivo torná-la mais compatível com os padrões internacionais, permitindo seu uso em viagens fora do país. Embora a cor e o QR Code não tenham sofrido alterações, a versão mais recente incorporou um código internacional utilizado em passaportes.

Isso proporciona uma maior aceitação internacional. Sendo assim, é possível, inclusive, usar o documento em viagens nacionais. 

Algumas vantagens do uso do aplicativo CNH Digital

O aplicativo CNH Digital é totalmente seguro, uma vez que foi desenvolvido pelo governo. Além de oferecer segurança, uma das principais vantagens desse aplicativo é que ele substitui o documento físico, sendo válido em todo o território nacional.

Portanto, se você for abordado no trânsito, basta exibir o app. Ademais, a validade jurídica é a mesma da versão física e todas as informações são apresentadas, tais como a categoria, pontuação, etc.

Imagem: rafapress / shutterstock.com