Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Códigos estranhos no FGTS deixam os trabalhadores confusos; entenda o que eles significam

Está recebendo notificação sobre erros no seu aplicativo do FGTS? Confira aqui o que esses códigos significam.

Qualquer pessoa que tenha uma conta no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode acessar o aplicativo, que está disponível para Android e iOS. No entanto, alguns usuários estão se deparando com as mensagens “Jam Cod 60” e “Dep Cod 60”.

Geralmente, isso acontece nas consultas de saldo e de extrato e não oferece nenhum risco ao dinheiro da sua conta. Enquanto o Dep Cod 60 está associado ao depósito do saque-aniversário, o Jam Cod 60 está relacionado a alterações feitas pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Nesse sentido, ‘Jam’ está vinculado aos Juros e a Atualização Monetária, ou seja, a correção do seu saldo. Nos dois casos, não se trata de uma falha do aplicativo, nem de uma falta de segurança na sua conta. 

Como funciona o FGTS?

O FGTS define-se como depósitos mensais que os empregadores realizam em nome de cada trabalhador contratado sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Estes depósitos correspondem a 8% do salário do empregado e, no caso dos jovens aprendizes, esse valor é menor, de 2%. 

Neste ponto, devemos destacar que não de deve descontar esse valor na sua folha de pagamento. Com isso, ao longo do tempo, o saldo se acumula e, como o nome sugere, ele é um fundo garantidor. Ou seja, foi instituído para ser usado em situações específicas. 

Por este motivo, a CEF determina diferentes modalidades de saque desse valor. A de maior destaque é o saque-rescisão, o qual trabalhado pode retirar em caso de demissão sem justa causa ou em comum acordo. No entanto, a lista é extensa, confira a seguir.

Quais são os principais saques?

  • Saque-aniversário – substitui o saque-rescisão e é opcional. Esta é uma das poucas modalidades de saque que garante o resgate do saldo sem que a situação seja emergencial;
  • Saque doenças-graves – é liberado quando o titular ou um de seus dependentes está acometido por uma doença grave, como HIV;
  • Saque conta inativa – quando não há movimentação por pelo menos um ano na conta, mas há saldo de até R$ 80;
  • Saque aposentadoria – quando o trabalhador passa a receber seu benefício previdenciário, ele pode sacar o valor;
  • Saque calamidade – quando o titular da conta passar por alguma calamidade em decorrência de fenômenos naturais.

Imagem: Etalbr / Shutterstock.com