Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Colocar o CPF na nota ajuda ou não a melhorar o Score?

Score é uma pontuação criada pela Serasa para classificar um consumidor. Será que colocar o CPF na nota de pagamento ajuda no Score? Descubra!

Muitos brasileiros acreditam e disseminam a informação de que colocar o CPF na nota fiscal, na hora de realizar vários tipos de pagamentos, pode ajudar a melhorar a pontuação do Score. Mas será que isso é verdade?

Em suma, o Score é um método de pontuação que vai de 0 a 1.000, criada pela Serasa com o intuito de classificar o quão bom um consumidor é quando o assunto é pagamento de contas. Assim, é possível ajudar as empresas a definirem a concessão e limite de crédito ideais para cada cliente.

Confira, a seguir, se o boato de adicionar o CPF na nota pode realmente ajudar no aumento da sua pontuação.

CPF na nota ajuda a melhorar Score: mito ou verdade?

Apesar de ser comum ouvir que o hábito de adicionar o CPF na nota pode ajudar a melhorar a pontuação do Score, essa informação é falsa.

A verdade que tal costume não influencia em nada na contagem administrada pela Serasa, já que são outros tipos de hábitos financeiros que são levados em consideração.

O mito do CPF na nota não deixa de fazer algum sentido, já que o uso constante do recurso realmente poderia ajudar o medidor a constatar que o consumidor é ativo no mercado financeiro — assim como paga suas contas diariamente —, mas não é assim que funciona.

Score: o que é levado em consideração para pontuar?

Na verdade, são vários os fatores avaliados na hora de construir sua pontuação no Serasa. Os hábitos financeiros podem, inclusive, alterar o Score conforme sofrem mudanças. Confira, a seguir, quais são os principais hábitos que influenciam no seu Score:

  • pagamento em dia das contas em geral;
  • pagamento total da fatura do cartão de crédito e em dia;
  • contas recorrentes em seu nome;
  • ausência de contas muito altas, que podem resultar em dívidas;
  • gastos controlados;
  • Cadastro Positivo ativo.

Dessa forma, um bom Score pode ajudar na hora de contratar serviços de crédito, independente da instituição financeira escolhida, já que todas devem consultar os costumes do consumidor.

Quanto maior a pontuação, maior a chance de conseguir aprovação em limites de crédito, empréstimos, financiamentos e outros serviços financeiros.

Imagem: Song_about_summer / shutterstock.com