Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consumir bebidas alcoólicas no trabalho pode acarretar em demissão por justa causa?

Você sabia que consumir bebidas alcoólicas no trabalho pode colocar sua carreira em risco? Entenda as consequências.

O consumo de bebidas alcoólicas durante o expediente pode ser motivo para a demissão por justa causa de um funcionário. Isso pois, por colocar em risco a segurança no ambiente de trabalho, a prática é considerada grave e pode levar à perda do emprego.

Assim, é importante que empresas adotem medidas para evitar esse incidente, além de garantir a produtividade no ambiente de trabalho. No entanto, se mesmo assim acontecer, a punição vai depender da situação e o trabalhador pode até perder o direito de sacar o FGTS. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

O que é a demissão por justa causa?

O desligamento por justa causa é uma forma de rescisão do contrato de trabalho em que o empregador pode dispensar o funcionário sem pagar as verbas rescisórias, como o aviso prévio, férias proporcionais e 13º salário. Esse tipo de dispensa só pode ocorrer quando o funcionário comete uma falta grave, prevista em lei.

Assim, o consumo de bebidas alcoólicas durante o trabalho é uma falta grave porque coloca em risco a segurança do ambiente e prejudica a produtividade do funcionário. Além disso, essa prática pode afetar a imagem da empresa e causar problemas de relacionamento entre colegas de trabalho.

Quais são as consequências para o funcionário que consome bebidas alcoólicas no trabalho?

O trabalhador que fica embriagado no trabalho pode ser demitido por justa causa, perdendo o direito às verbas rescisórias. Além disso, é possível que a prática afete sua reputação profissional e dificulte a busca por novas oportunidades de emprego.

Contudo, a demissão ou não vai depender da quantidade de álcool ingerido. Se o trabalhador não ficou bêbado, ele pode ser advertido ou suspenso. Em situações como essa, a justa causa não se aplica.

A saber, o nível de embriaguez pode ser dividido em ocasional, quando ocorre durante o trabalho, sendo passível de punições, e em habitual, quando caracteriza um vício. Nesse sentido, a prática pode ser tratada como uma doença.

Por fim, é possível evitar o consumo de bebidas alcoólicas no ambiente de trabalho por meio de políticas internas de conduta e segurança. Assim, é importante que a empresa deixe claro aos funcionários que essa prática é proibida e que há consequências para quem descumpre as regras.

Além disso, há a possibilidade realizar treinamentos e campanhas de conscientização para os funcionários sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas durante o trabalho.

Imagem: Gabriel_Ramos / Shutterstock