Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível receber pagamento duplo do Bolsa Família?

Neste ano, o Bolsa Família poderá ser repassado com o valor dobrado, ou seja, será feito um pagamento duplo em um mês do ano. Entenda!

No dia 2 de março, durante cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a medida provisória que prevê o novo Bolsa Família. Dessa forma, além de trazer condicionalidades inéditas para que os beneficiários continuem no programa social, também foram adicionados outros benefícios.

Assim, com o Benefício Primeira Infância, que contemplará as crianças que tenham até 6 anos de idade, e o Variável Familiar, que garante aos indivíduos com idade entre 7 e 18 anos incompletos e às gestantes o valor mensal de R$ 50,00, o valor pode chegar a R$ 1 mil por mês.

Pagamento duplo

No entanto, como trata-se de uma medida provisória, ela pode perder a validade dentro de 120 dias. Assim, para que isso não aconteça, é preciso que o projeto seja votado no Congresso Nacional, em que poderá sofrer alterações.

Dessa forma, no órgão, o projeto do novo Bolsa Família deve receber um adendo, pois alguns parlamentares querem adicionar o pagamento do 13º salário aos beneficiários do programa. Assim, provavelmente no final do ano, o benefício poderá ser repassado com o valor dobrado, ou seja, será feito um pagamento duplo.

Nesse sentido, a deputada Cristiane Lopes (União Brasil-RO), ao defender o pagamento do 13º salário do programa, destacou a importância do repasse adicional no enfrentamento à pobreza. No entanto, o governo federal vem afirmando que o Bolsa Família é um programa assistencial, portanto, não se adequa à vinculação de um 13º.

Calendário de Março

Enfim, os repasses do Bolsa Família acontecem conforme o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS) do beneficiário. Confira:

Último dígito do NISData do Pagamento
120 de março
221 de março
322 de março
423 de março
524 de março
627 de março
728 de março
829 de março
930 de março
031 de março
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social

Por fim, vale destacar que, embora o Benefício Primeira Infância comece a ser pago neste mês de março, o Variável Familiar tem previsão de ter início somente no calendário do Bolsa Família de junho.

Imagem: rafapress / shutterstock.com