Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Coloque o CPF na nota e ganhe 5 benefícios incríveis

Muitas pessoas se perguntam quais são as vantagens de ter o CPF na nota fiscal ao realizar compras. Confira quais são os benefícios!

Muitas pessoas se perguntam quais são as vantagens de ter o CPF na nota fiscal ao realizar compras. Colocando o número na nota, você pode ter direito a benefícios incríveis.

A medida foi criada pelos governos estaduais para conseguir controlar a cobrança de impostos, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). 

O mesmo processo é realizado para evitar a sonegação fiscal, e também para impedir a circulação de notas falsas. Além disso, adotar o CPF na nota permite que programas ofereçam diversas vantagens, mas não serve para aumentar o Score do Serasa. 

Quais os benefícios de colocar o CPF na nota?

No Brasil, o Rio Grande do Sul foi o primeiro a incluir o CPF na nota fiscal, no ano de 2012. Hoje em dia, outros estados também participam do programa. Veja quais são as vantagens abaixo!

Resgatar valores

Existem programas que permitem acumular pontos para serem resgatados por cidadãos que incluem o CPF nas notas fiscais. Os créditos podem ser utilizados a cada seis meses para ingresso de shows, recarga de celular, eventos, entre outros. 

Sorteio de prêmios

As notas fiscais são sorteadas mensalmente, com prêmios entre R$ 5 mil e R$ 1 milhão. Sendo assim, quanto mais notas com o CPF você tiver, mais chances terá de receber algum valor. Então, guarde todas as suas notas e não perca tempo.

Descontos exclusivos

Em estados como Alagoas, Paraná, São Paulo, Rondônia e Goiás, quem adotar o CPF na nota fiscal ganha descontos de até 10% no IPVA. Nas cidades de Salvador, Manaus e Rio de Janeiro, o desconto é feito no IPTU.

Doações

Os consumidores também podem usar o saldo acumulado no programa doando para diversas ONGs e instituições sociais. Você poderá verificar a doação entrando em contato com a Secretaria da Fazenda para descobrir quais locais que permitem estas transações.

Score de crédito

Associar o CPF à nota fiscal não é um critério de pontuação para o Serasa Score. A pontuação é calculada por meio de uma combinação de critérios que analisam o comportamento do consumidor. De acordo com a Serasa, os fatores que são levados em consideração para o cálculo são:

  • as negativações;
  • número de consultas ao CPF;
  • atraso de pagamentos;
  • cadastro positivo;
  • quantidade de crédito solicitado.

Imagem: YAKOBCHUK VIACHESLAV / Shutterstock.com