Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Com a alta do diesel, haverá uma nova greve dos caminhoneiros?

Um dos líderes dos caminhoneiros autônomos afirmou que com a nova alta no preço dos combustíveis, a greve da categoria “é o mais provável”.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na última sexta-feira (17), Wallace Landim (conhecido como Chorão), um dos líderes dos caminhoneiros autônomos, afirmou que com a nova alta no preço dos combustíveis a greve da categoria “é o mais provável”.

Em 2018, Chorão foi um dos que estavam à frente da paralisação dos caminhoneiros.

“A verdade é que, de uma forma ou de outra, mantendo-se essa política cruel de preços da Petrobras, o país vai parar novamente. Se não for greve, será pelo fato de se pagar para trabalhar. A greve é o mais provável”, explicou.

“Essa luta não é só dos caminhoneiros, mas de todo o povo brasileiro”, completou.

Culpa do governo

Para Chorão, presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), o governo federal é responsável pelo reajuste, devido a não ter “reestruturado a Petrobras” ao longo de sua gestão.

“O governo se acomodou e, por ironia do destino, o ministro apelidado de Posto Ipiranga [Paulo Guedes], que deveria resolver esse problema, é o grande culpado desse caos”, afirmou por meio de nota, o líder caminhoneiro, segundo o Uol.

Reajuste dos combustíveis 

Com o anúncio do reajuste dos combustíveis pela Petrobras, na última sexta-feira (17), o preço para o consumidor  pode ter um aumento de R $0,15 por litro na gasolina e de R$ 0,63 no diesel. Contudo, diversos setores da economia devem ser impactados, já que há uma grande dependência da logística brasileira do transporte rodoviário. 

Dessa forma, praticamente tudo o que se consome no Brasil é transportado por rodovia e com o aumento do frete, o efeito será em cadeia.

Frete mais caro

Por meio de nota, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) afirmou que com o reajuste dos combustíveis da Petrobras, o valor dos fretes irá passar por um reajuste mínimo de 5%.

De acordo com a associação, este reajuste vai ser empregado de maneira “emergencial” nos fretes.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Regiane_Ferraz / Shutterstock.com