Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ibovespa apresenta queda e se destaca entre bolsas de países emergentes

Entenda o porquê da queda da bolsa brasileira pode representar um futuro otimista segundo especialistas.

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Nas últimas semanas, o Ibovespa voltou a apresentar queda e chegou a fechar abaixo do patamar de 100 mil pontos. Isso se deve ao momento negativo para investidores, tanto em aspectos externos quanto internos. No entanto, especialistas afirmam que a bolsa brasileira pode ser uma boa opção de investimento. 

No cenário internacional, a escalada do juros para tentar conter a inflação, em especial nos Estados Unidos, é um dos fatores que contribui para uma recessão econômica mundial. Diante disso, os investidores retiram seus ativos a fim de evitar perdas e agir com maior cautela. 

No Brasil, após o anúncio do governo federal para tentar frear o aumento dos combustíveis que ameaçam o teto de gastos, somado ao momento eleitoral, houve uma grande saída na área de investimentos. 

Para especialistas, porém, o mercado nacional apresenta algumas condições que melhoram o seu posicionamento para receber investimentos e a queda da bolsa pode ser um importante fator nesse sentido. 

Vantagens da bolsa brasileira

Segundo economistas, a principal vantagem da bolsa brasileira são as ações relacionadas a commodities que representam 30% do índice de referência do mercado, o Ibovespa. Tais produtos, principalmente o minério de ferro e o petróleo, foram impulsionados pela Guerra na Ucrânia e pela pandemia, o que favoreceu empresas produtoras e exportadoras.

Além disso, o Brasil está quase no fim do ciclo da alta de juros e o real está desvalorizado ante ao dólar, o que representa uma proteção forte contra crises. 

A crescente alta dos juros somada à forte inflação provocam uma diminuição na margem das empresas, mas mesmo assim os resultados apontam que elas estão, nesse momento, valendo menos do que o seu valor real na bolsa, o que indica uma possibilidade de valorização. 

Outro fator a ser considerado, é a migração de investimentos em países que apresentam maiores riscos, como a China e a Rússia, devido ao lockdown e a guerra, para o Brasil. Isso porque os dividendos das empresas brasileiras estão superiores às médias históricas mesmo com a Selic elevada. 

Ibovespa em queda

Ainda que apresente alguns aspectos positivos, como dizem os especialistas, a bolsa brasileira está distante do valor considerado ideal, acima dos 120 mil pontos, e, ainda, com as constantes quedas, atingiu o seu pior patamar desde novembro de 2020.

Analistas dizem que esse movimento é comum aos mercados dos países emergentes e ocorre pela elevação da taxa de juros nas nações ao redor do mundo. Os Estados Unidos, por exemplo, atingiram a maior marca em 28 anos. Países como Inglaterra, Austrália e Canadá começam o ciclo de alta em julho.

Somado a isso, as repercussões da Guerra na Ucrânia e os lockdowns para conter a pandemia de Covid-19 na China impactam a economia mundial e derrubam os mercados.

De acordo com especialistas, o mercado brasileiro já se encontrava pessimista antes mesmo dos juros norte-americanos. Agora, a bolsa está extremamente barata por precificar uma crise sem ter passado por ela. 

Mesmo sob esse cenário negativo, analistas apontam que a bolsa brasileira deve apresentar um dos melhores resultados entre os países emergentes ainda esse ano.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças. 

Imagem: EDSON DE SOUZA NASCIMENTO / Shutterstock.com