Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Com derrubada do veto, devedores podem ter carros apreendidos; entenda

A partir de agora, as empresas credoras poderão apreender veículos em caso de inadimplência, sem a necessidade de decisão judicial.

Na última quinta-feira (14), o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Marco de Garantias, que permite que as empresas credoras apreendam veículos financiados em caso de inadimplência, sem a necessidade de decisão judicial para isso.

Dessa forma, o Marco de Garantias tem o objetivo de agilizar o processo de recuperação de crédito por parte das instituições credoras, cujo risco de inadimplência é uma das principais barreiras para a oferta de empréstimos e financiamentos com juros competitivos para o consumidor. 

Assim, a medida tem potencial para tornar a aquisição de empréstimos e financiamentos mais acessível, já que o risco de inadimplência cairia significativamente. Veja mais detalhes da mudança!

Como funciona a apreensão sem decisão judicial

De acordo com a nova regra, os cartórios podem expedir a ordem para apreensão do veículo, contando com o auxílio de órgãos de trânsito locais para a execução do procedimento. 

Assim, essa medida pode impactar de forma considerável o mercado de financiamentos, pois ela possibilita a execução mais rápida do veículo em caso de inadimplência. Isso pode facilitar a aprovação de créditos com juros menores, beneficiando consumidores. 

No entanto, é preciso que o consumidor tenha plena consciência da nova dinâmica ao adquirir um financiamento. Afinal, o veículo financiado serve como garantia para o empréstimo e pode ocorrer a apreensão em caso de atraso no pagamento das parcelas.

Carro em cima de moedas e calculadora e caderno ao fundo
Imagem: Jack Bkk / Shutterstock.com

Marco das Garantias

Enfim, a Câmara dos Deputados aprovou o Marco das Garantias no dia 3 de outubro de 2023, após sofrer algumas alterações e emendas no Senado. O envio do texto original ocorreu ainda durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, no fim de 2021.

Veja também:

FGTS: rescisão pode ser feita via app e trabalhadores festejam essa opção

Dessa forma, além da regra de apreensão de veículos, o novo Marco de Garantias traz também a possibilidade de um mesmo imóvel ser dado como garantia em mais de um pedido de financiamento. Isso possibilita o fracionamento do valor da propriedade em mais de um financiamento, desde que não ultrapasse seu valor total.

Imagem: Jack Bkk / Shutterstock.com