Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Começou: confira o calendário de licenciamento de veículos em SP

Não deixe para depois! O licenciamento de veículos do estado de São Paulo já começou! Confira o cronograma de pagamentos

Se você possui um veículo registrado em São Paulo, é importante ficar atento aos prazos e regras para o licenciamento anual. Neste ano de 2024, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) já deu início ao processo, que possui datas específicas para cada final de placa. 

Assim, com a taxa de R$ 160,22 já estabelecida, os proprietários precisam organizar-se para não enfrentarem problemas, como multas ou mesmo a remoção de seus veículos. De acordo com o diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, Lucas Papais, não haverá extensões de prazo este ano.

Assim, neste mês de julho, já teve início processo para os veículos com placas final 1 e 2, e os próximos meses seguirão um cronograma específico.

Calendário de licenciamento 2024

Portanto, o calendário de licenciamento 2024 para os veículos com registro em São Paulo ocorre da seguinte forma:

Veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque:

MêsFinal da placa
Julho1 e 2
Agosto3 e 4
Setembro5 e 6
Outubro7 e 8
Novembro9
Dezembro0
Fonte: Detran-SP

Veículos registrados como caminhão e trator:

Setembro1 e 2
Outubro3, 4 e 5
Novembro6, 7 e 8
Dezembro9 e 0
Fonte: Detran-SP
Chave de carro em cima da CNH dispostos sobre uma superfície lisa e branca
Imagem: Gabriel Ramos/Shutterstock.com

Como efetuar o pagamento

Dessa forma, para licenciar seu veículo, você deve acessar um dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander) com o número do RENAVAM em mãos. O pagamento pode ser feito via internet banking, aplicativo ou diretamente no caixa eletrônico. 

Após confirmada a quitação da taxa, o próximo passo é obter o documento atualizado. Isso pode ser feito acessando o portal do Detran-SP, o Poupatempo ou o portal do SENATRAN, bem como seus respectivos aplicativos móveis.

Veja também:

Prazo para licenciamento de veículos é prorrogado pelo Detran; saiba mais

Por fim, é importante destacar que conduzir um veículo não licenciado é uma infração gravíssima, classificada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Assim, as penalidades para essa infração incluem uma multa de R$ 293,47, a adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a remoção do veículo para o pátio.

Imagem: Gabriel Ramos/Shutterstock.com